Como identificar e tratar a má circulação sanguínea

1

O seu sangue faz  um trabalho fantástico para transportar nutrientes e oxigénio para todas as   partes do seu corpo e, por isso, se você tem um problema com seu sistema circulatório, ele pode afectar toda a sua saúde.e

A má circulação normalmente   decorre de outros factores, mas é importante que você esteja ciente dos sinais de alerta que indicam um problema, bem como dos passos que pode tomar para   melhorar a condição. Este artigo mostrará alguns sintomas comuns da má circulação, bem como algumas dicas para tratá-la em casa.

Os Sintomas da Má Circulação

1. Sensação de dormência

PUB

Quase todos nós, alguma vez na vida,   já dormimos em cima do próprio braço e estamos familiarizados com aquela   sensação de formigamento e dormência que resulta disso. Essa sensação surge   porque você inadvertidamente limitou a sua circulação sanguínea. Se você   possui com certa frequência uma sensação semelhante em seus membros, mas sem   um motivo óbvio, pode ser um sinal de que a sua circulação sanguínea não está   funcionando como deveria.

2. Perda de Apetite

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Se você não sente fome mesmo se pula   uma refeição, isso pode indicar um problema circulatório. Seu fígado envia   sinais para o seu cérebro para dizer que você está com fome, mas só pode   fazer isso quando recebe o fluxo sanguíneo adequado. Esse sintoma também pode   causar a perda de peso ao longo do tempo, pois você come menos.

3. Frio nas mãos e pés

PUB

Seu fluxo de sangue também é responsável por garantir que o seu corpo permaneça em uma temperatura   saudável – esfregar as mãos quando estamos com frio, por exemplo, é uma   resposta natural que todos nós temos para tentar incentivar o sangue a fluir   mais rapidamente e nos aquecer. Se a sua circulação está comprometida, áreas do corpo com muitas terminações nervosas – como as mãos e os pés – podem ficar excepcionalmente frias.

4. Descoloração na pele

A cianose é uma condição caracterizada   por uma ligeira descoloração da pele devido aos baixos níveis de oxigénio,   logo abaixo da superfície da mesma. Se você tem má circulação, poderá observar sinais de cianose, e seus dedos das mãos e pés podem parecer-se ligeiramente feridos ou avermelhados.

PUB

5. Varizes

Se o seu sangue não está sendo   bombeado como deveria, a pressão pode aumentar e fazer com que suas veias se   torçam e inchem. As varizes resultantes tendem a aparecer na parte inferior   das pernas e causar dores ou coceira. As varizes podem ser tanto um sintoma como   uma causa da má circulação, mas também existem alguns remédios caseiros específicos que você pode usar para tratá-los.

6. Unhas quebradiças e queda de cabelo

Suas unhas e cabelo podem fornecer   alguns dos sinais mais claros de que o seu sangue não está distribuindo a   quantidade necessária de nutrientes pelo seu corpo. O cabelo pode tornar-se   fino, seco e até mesmo começar a cair, tanto em homens como em mulheres. Suas unhas ficarão mais fracas e mais propensas a quebrar.

PUB

7. Inchaço e úlceras nas pernas

Em casos extremos, a má circulação   pode causar inchaço nas extremidades. Se as suas mãos ou pés começarem a   inchar, isso pode ser o resultado de um fluxo de sangue lento, o que faz com que fluidos se acumulem. Úlceras na perna são partes inflamadas ou feridas na pele, caracterizadas por uma erupção que se recusa a ir embora. Se você notar manchas vermelhas ou inchaço em torno de seus tornozelos ou pernas, você pode ter problemas de circulação.

8. Exaustão

A diminuição do fluxo sanguíneo   significa que menos oxigênio e nutrientes atingem os músculos e, assim, você   acaba ficando cansado muito mais facilmente. Falta de ar, dores musculares e incapacidade de executar tarefas físicas que normalmente deveriam ser fáceis   são todos indicadores de má circulação.

9. Aperto no peito

O seu coração bombeia o sangue para   todo o corpo, mas também precisa receber uma abundância de fluxo para si. Se   isso não acontece, você pode desenvolver angina, que é caracterizada por uma sensação de aperto no peito. Se a dor reaparece em surtos, isso pode ser um   indicador comum de má circulação.

10. Baixa libido ou disfunção erétil

A má circulação pode causar problemas   associados a libido tanto feminina quanto masculina, pois os órgãos   reprodutivos requerem um fornecimento considerável de sangue para funcionar   corretamente. O problema óbvio que pode afetar os homens é a disfunção erétil, enquanto as mulheres podem sofrer de ciclos menstruais irregulares e   uma perda de energia e vontade de fazer sexo.

11. Esquecimento e problemas de   concentração

O cérebro é outro órgão que precisa   ser alimentado com um fornecimento regular de oxigênio, e apenas recebe a quantidade necessária quando o seu sangue está fluindo como deveria. A má circulação afeta a sua capacidade de concentração e atenção no dia-a-dia, e pode ter um impacto negativo sobre as memórias de curto e longo prazo.

12. Problemas digestivos

Se o fluxo de sangue diminui, isto terá um impacto sobre um grande número de processos corporais, e a digestão é um deles. Isso pode reduzir a frequência com que o seu intestino funciona, e até mesmo contribuir para a constipação.

O que você deve fazer se tem má circulação?

Se você está a evidenciar muitos dos sinais de má circulação, é importante saber o que fazer a seguir. Em primeiro lugar, se você está preocupado com os seus sintomas, ou se eles estão lhe a causar grande dor e desconforto, é extremamente importante que você marque uma consulta médica imediatamente. A má circulação pode-se ser um sinal de outras doenças como a diabetes, doença arterial periférica, doença cardíaca, obesidade ou coágulos de sangue. Por isso, é extremamente importante fazer um check-up com o seu médico.

No entanto, há também uma série de mudanças de estilo de vida que podem ajudar a combater a má circulação, ou impedir que você desenvolva esse problema.

Aqui estão alguns dos mais recomendados:

1. Mantenha-se em movimento.

É a natureza do mundo em que vivemos hoje passarmos uma quantidade enorme de tempo inativos e sentados. Entretanto, o seu sistema circulatório requer movimento para funcionar corretamente, e o exercício diário regular (mesmo uma curta caminhada de 30 minutos) é a melhor maneira de manter o bombeamento de sangue funcionando regularmente e afastar os sintomas.

2. Não exagere no álcool ou estimulantes

Estimulantes como o café, bebidas energéticas e pílulas de dieta têm um efeito no seu sangue. Se você abusa deles, isso pode levar à má circulação e problemas maiores no futuro. Café e chá têm alguns benefícios para a saúde, e você não precisa cortá-los completamente, mas deve tentar reduzir para 2 a 3 chávenas por dia. Evite outros estimulantes completamente. Da mesma forma, o consumo de álcool deve ser limitado a não mais do que 1 ou 2 unidades por dia.

3. Pare e relaxe

O stresse não é bom para o coração, e pode ter um impacto maior sobre a sua circulação sanguínea do que você imagina. Tire algum tempo para relaxar em um banho quente, fazer alguns exercícios de yoga, meditar por 5 minutos, ou sentar-se em um quarto iluminado por velas perfumadas e ler. Seja qual for o relaxamento, o que importa é que você o faça!

4. Use óleo de alecrim

Músculos tensos e contraídos podem comprometer o fluxo de sangue e levar a problemas associados à má circulação. Se você sofre de cãibras ou sente tensão em torno do pescoço, ombros ou pernas, peça a alguém para massagear óleo essencial de alecrim misturado com azeite de oliva na área do problema. Use 20 a 30 gotas de óleo de alecrim para cada 60ml de azeite. Óleo essencial de lavanda pode ajudar também.

 5. Combine banhos quentes e frios

Quando estiver tomando banho, tente aplicar água quente e logo depois fria nas áreas afetadas pela má circulação. A água quente faz com que o sangue se dirija rapidamente à região, e a água fria encoraja-o a acelerar de volta em direção aos seus órgãos. Pode ser um pouco desconfortável, mas isso ajuda a manter o movimento do seu sistema circulatório e a sua pele oxigenada.

6. Adicione castanhas e sementes à sua dieta

Diversas castanhas e sementes contêm diferentes componentes que podem reduzir a inflamação e o dano oxidativo celular dentro do seus vasos e artérias, mantendo o seu sangue circulando livremente. Nozes e amêndoas são duas das melhores castanhas para se consumir, e as melhores sementes incluem a linhaça, a chia e a semente de abóbora. Há ainda muitos mais alimentos que podem limpar as suas artérias naturalmente.

7. Escolha a postura certa

O mau alinhamento da coluna vertebral é uma receita para a má circulação. Tente treinar o seu corpo para que ele mantenha uma boa postura naturalmente, com alguns exercícios de yoga.

8. Crie a salada perfeita

Os vegetais são fantásticos para o seu coração e a função circulatória e, se você usar a combinação certa em sua salada, eles podem ajudar a impulsionar suas defesas contra a má circulação. Tente manter as coisas variadas – misture folhas verdes escuras, como couve ou espinafre, com pimentão, aipo, pepino, cebolas e azeitonas. Em vez de croutons, use as nozes e sementes mencionadas antes. Por último, adicione salsinha, uma das melhores ervas para uma circulação saudável.

9. Arranque o problema pela raíz

Alho, cebola e gengibre são vegetais de raiz que deveriam fazer parte da dieta de todas as pessoas. Eles têm imensos benefícios, incluindo a estimulação do sistema circulatório. Todos os três são excelentes anti-inflamatórios, e podem ajudar a sua saúde de muitas maneiras!

10. Mude para o chá verde

O chá verde é maravilhosamente saudável, e proporciona muitos dos benefícios dos estimulantes sem os problemas associados. Ele irá lhe fornecer muita energia, sem quaisquer efeitos adversos sobre a sua circulação sanguínea.

11. Olhe para os seus pés

Ou, mais especificamente, para os seus sapatos. Pode parecer improvável, mas um bom par de sapatos pode realmente reduzir o impacto que o andar tem sobre o seu corpo. Se os seus sapatos são muito apertados ou têm a forma errada, pode estar na hora de trocá-los, para o bem da sua circulação.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas