Courense é campeão europeu de musculação

O atleta

É de Paredes de Coura o mais recente vencedor da prestigiada competição de musculação, Arnold Classic Europe 2015, que decorreu recentemente em Madrid. Nélson Rodrigues tem 33 anos, é militar da GNR e descobriu esta modalidade há 17 anos. Agora conquista prémios e distinções na categoria de Men’s Physique das provas da IFBB – International Federation of Bodybuilding and Fitness.
O interesse pela musculação começou há 17 anos, numa ida ao ginásio. Experimentou, gostou, e continuou a praticar. Mas só recentemente, há cerca de um ano, resolveu investir na competição, optando pela categoria de Men’s Physique, uma das variantes da musculação, concorrendo no escalão de menos de 1.75 mt de altura.
Um percurso curto mas que já está recheado de bons resultados, desde o 3º lugar no campeonato regional Norte, passando pelo 2º lugar no campeonato nacional e culminando com o 1º lugar no Arnold Classic, competição europeia onde surpreendeu e alcançou não só a vitória no seu escalão, mas também na classificação geral. Além disso, esta conquista trouxe-lhe também o título de primeiro atleta IFBB PRO na categoria Men’s Physique em Portugal, que lhe abre, agora, as portas do nível profissional, onde poderá competir entre a elite mundial. No passado fim-de-semana voltou a brilhar, conseguindo o 2º lugar no torneio Olympia Amateur, no Reino Unido.
Natural de Cossourado, Paredes de Coura, Nélson Rodrigues é militar da GNR, integrando a Unidade de Intervenção, no Porto. Uma actividade que tem conseguido conciliar com as suas prestações desportivas, tarefa que o próprio reconhece nem sempre ser fácil. “A nível pessoal às vezes é complicado conciliar, pois temos de abdicar de algumas coisas, como jantares com amigos, saídas à noite”, explica o atleta que refere que, a nível profissional, “também não é fácil, por vezes tenho horários complicados e trabalho de noite e é difícil gerir por causa dos horários da alimentação e dos treinos”. Mas, adianta Nélson Rodrigues, “com força e dedicação tudo se consegue, só precisamos fazer as coisas com gosto e tudo é possível”. Ainda para mais quando, como é o caso, se ama aquilo que se faz. “Eu amo este desporto e quando sobes ao palco para representar o teu país sentes que todo o teu esforço e trabalho valeu a pena”, lembra Nélson Rodrigues.

Uma filosofia de vida

Como prática desportiva, a musculação é uma actividade que requer muita dedicação. Isso mesmo esclarece o atleta, que fala nas exigências a nível da alimentação e de treino. “É todo um processo, tem de haver uma junção de um bom treino e uma alimentação em conformidade com a fase de treino e preparação em que estamos, pois só assim conseguimos bons resultados e estar ao nível do exigido para competição”, conta Nélson Rodrigues. Isto porque a dieta que segue tem necessariamente de mudar consoante esteja numa fase de treino normal ou em fase, mais exigente, de preparação para qualquer prova, altura em que, por exemplo, reduz os hidratos de carbono e aumenta a ingestão de proteínas.
“Acaba por ser uma filosofia de vida, porque mudamos hábitos, fazemos esforços, mas no final quando atingimos o objectivo proposto, tudo é recompensado”, comenta aquele atleta que refere também o outros custos, financeiros, que implicam o treino e a preparação para esta actividade. Custos que se prendem não só com o treino em si, mas também com a alimentação e com os suplementos vitamínicos que o esforço exige. “Uma preparação completa, no meu caso, são dois, três meses e é muito dispendioso”, explica Nélson Rodrigues. Numa fase inicial todos os custos foram suportados por si, mas “graças a Deus, depois de ganhar alguns títulos, nomeadamente ter sido campeão absoluto no Arnold Classic, uma competição a nível mundial, consegui alguma notoriedade e surgiram vários patrocinadores”. Uma ajuda muito importante, especialmente na preparação para as próximas competições em que Nélson Rodrigues quer participar já a nível profissional. Um sonho que deverá concretizar no início do próximo ano, sendo que o grande objectivo passa por pisar o palco do Mr. Olympia, uma das principais competições deste género de actividade.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Coura

Junte-se a nós todas as semanas