Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Escola Básica das Lagoas vence Missão UP/Unidos pelo Planeta e Missão Power UP

Comunicado de Imprensa

A Escola Básica das Lagoas, em Ponte de Lima e o Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria, foram os grandes vencedores de 2015 da Missão UP|Unidos pelo Planeta e Missão POWER UP, dois projectos educativos promovidos pela Galp Energia. A entrega dos prémios aos vencedores destes projectos de educação para a sustentabilidade, que em cinco anos já impactaram cerca de 900 mil alunos, realizou-se no dia 8 de Junho, no Jardim de Serralves, Espaço Maria Nordman, no Porto.

[[{“attributes”:{},”fields”:{}}]]

[[{“attributes”:{},”fields”:{}}]]

cid:image001.jpg@01D0A041.EDE96A00

Com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para temas relacionados com as diversas fontes de energia e estimular os alunos para os conceitos de mobilidade sustentável, relacionando-os com a eficiência energética, nas suas casas e na escola, estes dois projetos educativos da Galp Energia mobilizaram este ano letivo a cerca de 200 mil alunos, com idades compreendidas entre os seis e os 15 anos. Os programas educativos dirigem-se aos alunos, mas também aos seus professores, encarregados de educação e pais, e conta com o apoio e parceria institucional da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência, a ADENE, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Comissão Nacional da Unesco e a Direção Geral de Energia e Geologia.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Embora partilhem o mesmo objetivo – contribuir para a adoção de comportamentos associados a um consumo mais eficiente da energia na escola – os dois projectos são muitos diferentes. Enquanto com a Missão UP os alunos mais novos são mobilizados para criarem e desenvolverem ações na escola e na comunidade envolvente, a Missão POWER UP destina-se a jovens dos 10 aos 15 anos e tem como ferramenta principal uma plataforma online com jogos pedagógicos, onde podem aprender comportamentos sustentáveis de uma forma lúdica e divertida.

 

O programa Missão POWER UP, da Galp Energia, foi criado pela Sair da Casca e desenvolvida tecnicamente, em termos de jogos e plataforma digital, pela MESAboardgames e WIZ. A Missão POWER UP foi lançada em 2015, em formato piloto, numa perspectiva de “Ano Zero” e prepara-se para chegar em força a todas as escolas portuguesas no próximo ano letivo.

 

A quinta edição do projeto Missão UP|Unidos Pelo Planeta foi disponibilizada para todas as escolas com 1º Ciclo do Ensino Básico de Portugal Continental e Ilhas, Açores e Madeira, num total de 4.200 escolas, tendo contado com a adesão de 2.050 escolas, envolvendo 12.000 professores e cerca de 190.000 alunos. Nas “Brigadas Positivas” participaram 212 escolas.

 

A Missão POWER UP foi lançada para as escolas com 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico de Portugal Continental e Ilhas, num total de cerca de 1.500 escolas, tendo contado com a participação de 38 escolas, 80 professores e 270 alunos repartidos por 60 equipas, sendo que 39 equipas participaram no Concurso POWER UP.

 

Os trabalhos submetidos foram avaliados por um júri que, entre todos, escolheu três projetos resultantes da Missão UP e três provenientes da Missão POWER UP. Esta última contou ainda com a atribuição de um prémio especial, da Melhor Equipa. Estes projectos destacaram-se quer pela abordagem das ações em prol da eficiência energética que apresentaram, quer pela criatividade manifestada.

 

Este evento tem como objetivo principal o encerramento do ano letivo, da quinta edição da Missão UP|Unidos pelo Planeta e do Ano Zero da Missão POWER UP, deixando nas crianças e jovens presentes uma boa memória relativa aos projetos que possam incentivar uma nova adesão e participação no ano seguinte.

 

Pretende-se igualmente premiar o esforço e a dedicação das escolas aderentes aos projetos.

 

Escolas vencedoras em 2015:

 

Missão UP – Concurso das Brigadas Positivas

1.º lugar – Escola Básica das Lagoas, Ponte de Lima

2.º lugar – Escola Básica de São Bento do Cortiço, Estremoz

3.º lugar – Centro Escolar de Arruda dos Vinhos, Lisboa

 

Missão POWER UP – Concurso Escolas

1.º lugar – Colégio Conciliar de Maria Imaculada, Leiria

2.º lugar – Escola Básica Professor Galopim de Carvalho, Sintra

3.º lugar – Escola Básica Professor Abel Salazar, Guimarães

Prémio Melhor Equipa da Missão Power Up 2014/2015 – Equipa PAEPAS, da Escola Básica Professor Abel Salazar, Guimarães

 

1.º PRÉMIO Missão UP|Unidos Pelo Planeta

 

Escola Básica das Lagoas, Ponte de Lima

 

Na EB das Lagoas foram criadas 12 Brigadas Positivas, cada uma com um tema diferente e com uma atividade alocada. As Brigadas envolveram no total 149 alunos e procuraram abordar todos os temas do projeto.

Destacam-se as seguintes atividades: Criação de um “Telejornal” para apresentação das ações desenvolvidas pelas brigadas onde foram realizadas entrevistas à direção e coordenação da escola, visita às instalações do Centro Educativo para pesquisa dos benefícios dos sistemas energéticos utilizados na escola (diagnóstico), uma campanha de sensibilização para entrega e recolha de equipamentos eletrónicos na escola. Foi igualmente realizada uma visita aos Moinhos da Gemieira para perceção do funcionamento da Energia Hídrica, bem como a participação na Feira do Ambiente e Energia.

 

1.º PRÉMIO Missão POWER UP

 

Colégio Conciliar de Maria Imaculada, Leiria

 

O Colégio Conciliar de Maria Imaculada ganhou o 2.º lugar da Missão UP em 12/13 e o 1º lugar desse mesmo projeto no ano letivo passado de 2013/2014.

O Colégio criou o “Clube Missão POWER UP” que definiu uma reunião semanal às segundas-feiras, com duração de 45 minutos, período dentro do qual as equipas foram implementando as ações desenvolvidas com base num Plano de Ação. Foram criadas sete equipas que envolveram não só alunos, mas também professores e uma assistente operacional.

Principais ações desenvolvidas: Pesquisa, recolha e tratamento de informação sobre os temas para partilha no blog do clube, criação da brigada da redução da impressão e incentivo à utilização de meios digitais para diminuição de consumo de papel na escola. Os alunos efectuaram também uma avaliação e monitorização da pegada energética de cada uma das turmas da escola. Foram desenvolvidas ações de formação sobre o tema da eficiência energética a outras turmas da escola. Criação da Ilha Ecológica CCMI para recolha de resíduos e reciclagem na escola e criação de uma maqueta de um Parque Eólico para produção de energia elétrica para a escola.


2.º PRÉMIO Missão UP|Unidos Pelo Planeta

 

Escola Básica de São Bento do Cortiço, Estremoz

 

Esta escola criou nove Brigadas Positivas no âmbito do projeto, envolvendo 18 alunos. As brigadas abordaram os quatro temas do projeto nas diversas ações. Denotou-se um grande envolvimento dos alunos, pais e encarregados de educação e também da comunidade envolvente. Verificou-se uma grande ligação das ações com o projeto.

Destacam-se as atividades de construção de uma maqueta da “Aldeia de Poupança” com recriação da Aldeia de São Bento de Cortiço, com todos os meios e serviços eficientes em termos de consumo e aproveitamento da energia, bem como a apresentação pública da maqueta com explicação aos pais e à comunidade. Os alunos recriaram também as mascotes do projeto Mário e Rita, organizaram um passeio de bicicleta e de um desfile com fatos reciclados e cada aluno gravou os seus compromissos futuros para a preservação do ambiente.

 

2.º PRÉMIO Missão POWER UP

 

Escola Básica Professor Galopim de Carvalho, Sintra

 

No âmbito do projeto na EB Professor Galopim de Carvalho foram criadas cinco equipas, que desenvolveram um total de 12 actividades. As equipas desenvolveram sobretudo ações de sensibilização na escola, tendo para o efeito criado diversos materiais de suporte. No projeto foram envolvidos alunos, professores, encarregados de educação, funcionários da escola e membros da coordenação.

Principais ações desenvolvidas: Diversas ações de monitorização e controlo dos computadores e interruptores da escola, exposição de posters e cartazes no átrio principal da escola para a partilha de informação sobre fontes de energia e sensibilização para a poupança de energia, colocação de diversos lembretes junto aos computadores e interruptores do Centro de Recursos da escola e colocação de cartazes na sala dos diretores, para promoção de ações como o fecho das luzes e dos computadores, sempre que os mesmos não estivessem a ser utilizados.

 

3.º PRÉMIO Missão UP | Unidos Pelo Planeta

 

Centro Escolar de Arruda dos Vinhos, Lisboa

 

Nesta escola 27 alunos do 1.º ano criaram a Brigada “Kids in Green” que desenvolveu diversas ações no âmbito do projeto e encenou, realizou e produziu um filme muito criativo com envolvimento dos pais e da comunidade local, para mostrar algumas das ações desenvolvidas pela Brigada.

 

Destacam-se as seguintes atividades: foram realizadas ações de sensibilização junto dos pais para que optassem por trazer as crianças a pé para a escola ou partilhassem boleias, em alternativa ao uso do carro. Foi criado o Pelotão da Climatização que ajudou a manter as portas das salas fechadas no inverno para poupança de energia, foi feita uma distribuição de folhetos criados sobre os temas da Missão UP na comunidade envolvente e foi realizado o contacto com as entidades locais para perceção das medidas que estariam já a ser implementadas no município para aumento da eficiência energética.

 

3.º PRÉMIO Missão POWER UP

 

Escola Básica Abel Salazar, Guimarães

 

Nesta escola apesar de terem sido criadas várias equipas no âmbito do projeto, apenas uma das equipas procedeu ao desenvolvimento de ações, tendo-se revelado, no entanto, um grande empenho e envolvimento da comunidade escolar nas mesmas. As ações revelaram bastante adequação ao diagnóstico inicial feito pela escola.

As principais ações desenvolvidas foram uma campanha de sensibilização, no sentido de alertar os alunos para desligarem os telemóveis no momento em que entram na sala de aula, para poupança de energia aquando do carregamento da bateria. Levantamento dos consumos e realização de estudo sobre a substituição das lâmpadas da escola por lâmpadas LED. Em resposta a uma necessidade verificada, a equipa procedeu à colocação de Ecopontos na cantina da escola para promoção da reciclagem de todos os alunos durante a hora de almoço.

Pelo seu desempenho especial, a Equipa PAEPAS desta escola recebe também o Prémio de Melhor Equipa da Missão POWER UP neste ano letivo.

 

Prémios para as escolas vencedoras:

Missão UP | Unidos pelo Planeta

 

As três escolas vencedoras recebem Diagnóstico de Segurança e Diagnóstico ao Consumo de Energia, a realizar pela Galp Soluções de Energia e pelos serviços Galp Comfort, no valor máximo de: 1.º prémio – 8.750€; 2.º prémio – 5.000€ e 3.º prémio – 2.500€;

 

Os alunos membros das Brigadas Positivas vencedoras recebem Kits de Mobilidade (máximo de 30 alunos) compostos por bicicleta, capacete e mochila no valor máximo de: 1.º prémio – 300€/unidade; 2.º prémio – 200€/unidade e 3.º prémio – 100€/unidade; Visita dos membros das Brigadas Positivas vencedoras (1º, 2º e 3º prémios), a um edifício da Galp Energia ou de um dos seus clientes que seja uma referência em eficiência energética e aplicação de produção de energia através de fontes renováveis (inclui transporte e alimentação); Oferta de viagens de um dia ao parque temático KidZania, incluindo transporte, refeições e entrada para os membros das Brigadas Positivas, num máximo de 40 entradas para alunos e 4 entradas para professores.

 

Os professores coordenadores das atividades das Brigadas Positivas vencedoras, num máximo de 4 professores por cada brigada recebem Aquecedor a gás Hotspot (igual para o 1.º, 2.º e 3.º prémios).

 

Os pais e encarregados de educação dos alunos membros das Brigadas Positivas vencedoras recebem Detetores de monóxido de carbono domésticos para os agregados familiares (igual para o 1.º, 2.º e 3.º prémios).

 

Prémio DESAFIO EXTRA para a melhor “Cidade Missão UP” foi atribuído ao Externato Padre Cruz de Matosinhos. Para além da realização de uma exposição com a maquete vencedora na sede da Galp Energia, a escola vencedora receberá também viagens de um dia ao parque temático KidZania, incluindo transporte, refeições e entrada, num máximo de 40 entradas para alunos e 4 para professores.

 

Missão POWER UP

 

As três escolas vencedoras vão receber um Diagnóstico de Segurança e Diagnóstico ao Consumo de Energia a realizar pela Galp soluções de Energia e pelos serviços Galp Comfort, no valor máximo de 5.000€ – 1.º prémio; 2.500€ – 2.º prémio e 1.250€ – 3.º prémio; Oferta de um software de monitorização de consumos de energia elétrica a cada escola vencedora (diferente para o 1.º, 2.º e 3.º prémios).

 

Os professores responsáveis pelas escolas vencedoras vão receber 1 tablet Modelo LG Gpad 8” 4G LTE (igual para o 1.º, 2.º e 3.º prémios), num máximo de 2 por escola; Aquecedor a gás Hotspot (igual para o 1.º, 2.º e 3.º prémios), num máximo de 2 por escola.

 

Os membros da melhor equipa no âmbito do projeto (máximo de 6 membros por escola)vão receber 1 tablet Modelo LG Gpad 7”;

 

Os melhores jogadores dos jogos online, no âmbito do Concurso vão receber 1 smartphone LG (igual para o 1.º, 2.º e 3.º prémios).

 

Novidades do programa Missão UP| Unidos pelo Planeta e Missão POWER UP em 2016

A adesão crescente por parte das escolas, professores, alunos e entidades parceiras, que reconhecem a pertinência destas iniciativas, levadas a cabo pelo Galp Energia, assegura a continuidade de ambas as missões para o próximo ano lectivo.

 

Sobre a Missão Up|Unidos pelo Planeta

 

Missão Up|Unidos pelo Planeta – www.missaoup.comé um Projeto de Educação para a Sustentabilidade de âmbito nacional lançado em Outubro de 2011 e que já vai na sexta edição. O principal objetivo deste projeto é sensibilizar a comunidade escolar para temáticas relacionadas com as diversas formas de energia existentes e envolver as crianças em torno do conceito de mobilidade sustentável, relacionando-o com a eficiência energética, tanto nas suas casas, como na escola, e com a sua pegada energética de forma a poderem criar a sua própria missão e ajudar o planeta. É igualmente uma forma descontraída e divertida de estimular a responsabilização das crianças para a tomada de atitudes e mudança de comportamentos para que através delas e da participação conjunta das escolas, seja possível envolver as famílias e as comunidades locais.

 

Sobre a Missão POWER UP

 

Missão POWER UP – www.missaopowerup.com é, um programa nacional para crianças e jovens dos 10 aos 15 anos, que tem como suporte uma plataforma de jogos digitais com temas ligados à eficiência energética, fontes de energia, mobilidade sustentável e pegada energética. Com este programa, a Galp Energia alarga o universo de alunos impactados pelos seus programas educativos. Com a Missão POWER UP, a Galp tem como objetivo âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC). Alargar e reforçar a sua mensagem de um futuro mais sustentável junto de uma nova geração. A Missão POWER UP conta ainda, para este ano letivo, com o financiamento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas