O Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, e o ilustre valenciano Professor Doutor Sampaio da Nóvoa, foram investidos Cavaleiros da Orden del Camino de Santiago, no passado sábado, 22 de julho, em Santiago de Compostela.
A cerimónia decorreu no Hostal de los Reyes Católicos, em Santiago de Compostela, no âmbito do XXVII Capítulo General da Orden del Camino de Santiago.
Esta distinção pretende reconhecer o trabalho de promoção e difusão do Caminho Português para Santiago, bem como os valores do Apóstolo Santiago, proporcionados pelo Município de Valença.
PUBA par destes dois valencianos foram instituídos 39 novos cavaleiros, e damas, da ordem, oriundos de vários países.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
Recorde-se que António Sampaio da Nóvoa nasceu em Valença, em 1954. Entre 2018 e 2021 foi o representante permanente de Portugal junto da UNESCO. Em 2016, foi candidato independente às eleições presidenciais. Entre diversos cargos, António Sampaio da Nóvoa foi, também, Reitor da Universidade de Lisboa.
PUBA investidura de José Manuel Carpinteira e de Sampaio da Nóvoa reforça, também, a aposta que o Município de Valença tem feito no sentido de valorizar os Caminhos como um dos baluartes turísticos e culturais de Valença, que traz, à nossa cidade, cerca de 100.000 peregrinos por ano, dinamizando, assim, a economia local e a projeção de Valença enquanto destino emblemático dos Caminhos de Santiago.
Já a Orden del Camino de Santiago tem por objetivo promover os valores universais do caminho, em especial o esforço, a solidariedade, a hospitalidade e a generosidade. Esta ordem conta com 1518 damas e cavaleiros, oriundos de 37 países.