Mãe, filha, neta

Paula Teixeira de Queiroz

Escritora

 

Só nós duas, MÃES, é que sabemos o que é ser mãe da Francisca e do Bernardo bebé. Cada uma tem a sua história do dia mais importante das nossas vidas, em que nos tornamos responsáveis pela nossa criação.

Ser mãe foi e é a minha realização maior, e tenho a certeza de que a tua também, basta ver como tratas e olhas o Bubu. Eu não te ensinei o instinto com que o proteges, alimentas, embalas, e fico tão orgulhosa de te ver ser mãe quando ainda ontem eras só filha.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O abraço da mãe é o meu berço embora hoje seja mãe da minha mãe que quis ser filha de novo. Gosto de ser mãe da minha mãe como ela gostou de ser minha mãe. É uma corrente forte esta de ser mãe de filhos e mãe da mãe.
 
É uma sensação poderosa de afectos e responsabilidades carinhosas e vitais; um rodopio onde somos todas mães e filhos sem importar quem é quem; é um coração cheio de laços quentes, de cores que ardem e comovem onde os atritos são dores de parto e amor; é deslizar no tempo de seda e mármore bem polido deixando os veios à mostra a lembrar dias de sangue e sede de mais querer; é um sem fim de quedas e abraços, de requebros e flores dum jardim plantado cá dentro onde nunca seca nem morre.

Se eu puder, para além de vida e da morte, vou cuidar de todos, do impossível, de renascer sempre que te toco, como mãe ou como filha. Não sabia que ia ser assim, aconteceu e não lamento nada, até entrar no jogo de quereres ser bailarina clássica pelo corpo da tua neta, minha filha. A bailarina clássica aconteceu, só que uns anos mais tarde, e o teu sonho cumpriu-se.

A água continua a jorrar das bicas do tanque, muito fria e fresca, levando sonhos que se espraiam na terra seca onde crescem flores que não plantamos mas colhemos e enfeitamos as muitas jarras vazias espalhadas pela casa. Somos mãe e filha, mãe da mãe e das estrelas que pontuam o céu enorme que abraça as tuas dores de feiticeira que perdeu o dom de ser mãe mas que quer ser filha.

Eu sou mãe da minha filha, da minha mãe e de quem quiser, a minha condição de mãe é inesgotável…

  Partilhar este artigo