Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Melgaço homenageou atletas medalhados nos Jogos Paralímpicos 2016

Melgaço homenageou  os atletas da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, medalhados nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O momento acontece durante a habitual Gala de Natal do Centro de Estágios de Melgaço, na qual estiveram presentes para receber a justa homenagem e em representação de todos os medalhados, os atletas António Marques e Fernando Ferreira que se fizeram acompanhar pelos técnicos Emílio Conceição e Filinto Carvalho e pela selecionadora Nacional no ciclo paralímpico Rio 2016 Helena Bastos (na foto).

 

No evento estiveram também presentes Membros da Direção da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência – FPDD: o Presidente da Federação, Mário Lopes; Cristina Marques, Vice –  Presidente da Área Paralisia Cerebral; o Presidente da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, Joaquim Viegas.

A Gala teve início às 21h30, no Gimnodesportivo do Centro de Estágios, e foi preenchida com diversos momentos: atuação das turmas do Centro de Estágios, a Urban Dance I e II, Baby Class, Dance Kids I e II; atuação da JUCAMINHA, ALL STARS (Monção), da MOVE SOULS – Grupo de dança do Centro de Estágios de Melgaço, da APPACDM Melgaço – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – para quem reverte parte da receita da gala.

PUB

 

Com esta distinção Melgaço pretendeu assinalar a importância do desporto: ‘é importante incentivar a prática da atividade física por pessoas portadoras de deficiência. Para além de contribuir para o bem estar físico e melhorias nos problemas de saúde, promove a integração social, levando a pessoa a entender que é possível, apesar das limitações físicas, ter uma vida normal e saudável’, salienta Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

OS ATLETAS PRESENTES

PUB

António Marques é atleta de boccia com carreira mais longa a nível internacional. Nascido em Aveleira (Penacova) há 53 anos, é utente da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra desde os 14 e foi na instituição que se iniciou no desporto. Participa em competições internacionais desde 1986.

No currículo tem oito medalhas em jogos paralímpicos, a última no campeonato no Brasil: ao bronze do Rio (conquistado com a equipa BC1/BC2) juntam-se duas medalhas de ouro, três de prata e uma outra de bronze no boccia, além de mais uma medalha de bronze no atletismo (lançamento de precisão). A maior parte destas conquistas foram feitas com Emílio Conceição enquanto treinador, ele que no Brasil participou nos seus sextos Jogos Paralímpicos.

No início da sua carreira desportiva praticou também Atletismo e desde logo se destacou pelos bons resultados nas duas modalidades. Em atletismo foi, durante muito tempo, recordista mundial da modalidade de lançamento em altura.

PUB

 

Fernando Ferreira, natural de Sátão, distrito de Viseu, conquistou nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, juntamente com a sua equipa de boccia (BC1/BC2) composta por António Marques, Cristina Gonçalves e Abílio Valente uma medalha de bronze.

Participou seis vezes nos Jogos Paralímpicos, conquistou oito medalhas, duas das quais de ouro em equipa. O atleta português participou também em cinco Campeonatos do Mundo, nos quais conquistou quatro medalhas, e ainda em cinco campeonatos da Europa, onde conquistou dez medalhas e foi três vezes campeão na classe Bc2 e três vezes campeão por equipa. Participou igualmente em cinco Taças do Mundo, conquistou oito medalhas e foi cinco vezes campeão da prova.

Foram ainda medalhados os atletas:

PUB

 

Abílio Manuel Bessa Valente_ Boccia Classe BC2, natural de Oliveira de Azeméis, com 35 anos, da Associação de Paralisia Cerebral do Porto, com o Treinador Ricardo Neves e como Técnico auxiliar Jorge Cardoso. No Rio obteve o 3º lugar equipas e o 8º individual.

Cristina Maria de Jesus Gonçalves_ Boccia Classe BC2, natural de Lisboa, com 39 anos, da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, com o Treinador Rosa Carvalho e como Técnico Auxiliar Inês Henriques. No Rio obteve o 3º lugar equipas e o 12º individual.

José Carlos da Silva Macedo_ Boccia Classe BC3, natural de Braga, 44 anos, do Sporting Clube de Braga, com o Treinador Luís Marta e como Técnico auxiliar Roberto Mateus. No Rio obteve o 3º lugar individual.

 

E ainda a destacar o praticante não competitivo (PNC), segundo as regras internacionais a Roberto Mateus, natural de Braga, com 32 anos, do Sporting Clube de Braga.

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas