OLHARES: Orfeão de Vila Praia de Âncora comemorou o seu 66.º aniversário

No dia 17 de março de 1958 fundou-se o Orfeão de Vila Praia de Âncora.
Para comemorar o seu 66.º Aniversário a Casa do Orfeão reuniu atuais e antigos orfeonistas no passado domingo à tarde, dia 17 de março 2024.

O Presidente e Maestro do Orfeão, Francisco Presa, teceu algumas palavras sobre a vida do Orfeão e passou em revista, projetando no palco, algumas das mais emblemáticas atuações passadas desta instituição cultural e de utilidade pública.
Uma vida devotada à música cuja referência é o seu Grupo Coral a quatro vozes mistas.

 

É uma associação que desde a sua origem se dedica à prática do voluntariado cultural, conforme reconhecido pela Comissão para o Ano Internacional do Voluntariado no ano de 2001.

É uma coletividade galardoada com a Medalha de Ouro do Concelho de Caminha, Medalha de Honra da Cidade de Pontault-Combault (França), com a Medalha de Mérito Cultural, dourada, do Concelho de Caminha e declarada de Utilidade Pública em abril de 1980.
O Orfeão de Vila Praia de Âncora tem um palmarés invejável.
Foi o organizador do I Encontro de Coros do Norte de Portugal em 1971.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

Participou em 1999 e 2001, nos 45.º e 47.º Certamen Internacional de Habaneras y Polifonia de Torrevieja, Espanha e, em julho de 2002 participou no Festival de Corales e Rondallas, em Ourense, tendo obtido o 1.º prémio absoluto do Certame.
Tem colaborado regularmente com a Orquestra do Norte, tendo apresentado por diversas vezes com aquela Orquestra, a cantata Carmina Burana, de Carl Orff e o Stabat Mater, de Rossini.

 

Francisco Presa é o seu Diretor Artístico e Maestro, desde 1984, e integra o Orfeão desde 1966.
A comemoração do 66.º Aniversário do Orfeão foi também um momento de alegria e de convívio, que terminou com um lanche no Bar do Orfeão.

Parabéns ao Orfeão pelo seu aniversário! E que continue por muitos e longos anos a encantar os corações com as suas melodias e a inspirar todos com a sua arte.

 

  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *