Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Pais agridem professores e funcionários em Valença (Atualizado dia 19)

mm4

No dia de ontem na Escola Muralhas do Minho em Valença, o pai de uma aluna, segundo testemunhas, terá ido até às instalações da escola agredindo e insultando funcionários e professores daquele estabelecimento.
Ao que o MD soube, a aluna tinha tido uma discussão com uma assistente operacional durante a hora do almoço e o pai veio à escola presumivelmente com o intuito de agredir a funcionária, tendo gerado o caos à sua entrada e agredido várias professoras e professores, assim como funcionárias.

A GNR foi chamada ao estabelecimento escolar mas, segundo testemunhos locais, levaram mais de quinze minutos a chegar. A situação foi entregue às autoridades e ao Ministério Público.

Atualização dia 19 de Outubro

Contactada a GNR, a Escola e algumas testemunhas, logramos obter mais informações sobre o sucedido.

PUB

Segundo o relato de uma das testemunhas que não se quis identificar por receio de represálias, durante a manhã uma aluna não respeitou a ordem da fila de acesso ao refeitório e foi chamada à razão por uma funcionária. A partir daí, alegadamente, os acontecimentos terão sido os seguintes. A aluna discutiu com a assistente operacional a quem insultou e chamou «preta». Um professor que estava por ali interveio, tentando restabelecer a ordem. A aluna descontente com a situação, terá ido para trás do pavilhão onde havia decorrido aquele episódio, arranhou o seu próprio pescoço e veio aos gritos dizendo que tinha sido agredida. 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Após a hora do almoço, o pai da aluna e a jovem foram para a porta da escola e agrediram barbaramente  o professor que interveio e tentou apaziguar a situação entre a funcionária e a aluna. A aluna terá apontado para o referido docente dizendo «foi aquele», o progenitor agrediu o docente de imediato com um soco, atirando-o ao chão e pontapeado insistentemente. Outra professora que estava à porta da escola foi também agredida porque viu a funcionária a ser agredida pela mãe da aluna e tentou apaziguar a agressora; então, o pai da mesma atira esta professora ao chão e agride-a. 

Na sequência dos acontecimentos a direção do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho de Valença chamou os pais da discente e decretou a sua suspensão imediata por cinco dias.

PUB

O MD também contactou a GNR que confirmou que a situação ocorreu em 17OUT19 pelas 14H na Avenida da Juventude junto à entrada do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho – Valença;

Confirmam ainda que pai e mãe de uma aluna, daquela escola, agrediram 2 docentes e 2 assistentes operacionais, tendo a aluna de 14 anos de idade injuriado 1 assistente operacional;

Refere ainda o comando da GNR que dois dos visados deslocaram-se ao centro de Saúde de Valença a fim de receber tratamento e que foi reforçado policiamento junto ao local.

PUB

Os Sindicatos de Professores marcaram entretanto uma manifestação de solidariedade com os docentes e não docentes, assim como um cordão humano à porta da escola para a próxima terça-feira 22 de Outubro.

O MD está a contactar mais fontes para obter mais informações.

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas