Póvoa de Varzim acolhe comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção

Paulo Morais

Sociedade civil dinamiza a celebração, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim, a 9 de Dezembro.

A cidade da Póvoa de Varzim foi a escolhida para acolher as comemorações portuguesas do Dia Internacional Contra a Corrupção.

A sessão, que este ano marca o 20º aniversário da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, que estabeleceu esta data comemorativa, decorrerá na manhã de sábado, 9 de Dezembro, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim. A organização é das associações Frente Cívica, Transparência Internacional Portugal e APIT – Associação Sindical dos Profissionais da Inspecção Tributária e Aduaneira, com o apoio do Município da Póvoa de Varzim.
Os temas marcantes da sessão serão o 20º aniversário da Convenção da ONU Contra a Corrupção e a situação política nacional, com uma discussão sobre prioridades e desafios no combate à corrupção em Portugal. Entre os oradores, além de representantes das associações organizadoras, estará o director nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, e a procuradora Leonor Cardiga, do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa e membro da Direcção do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, fará a intervenção de abertura.
«A crise política que o país está a viver é o resultado directo da incapacidade de Portugal prevenir e combater eficazmente a corrupção. No 20º aniversário da Convenção das Nações Unidas que determinou o combate à corrupção como prioridade global, é fundamental discutirmos o que está a falhar no nosso país, onde a corrupção se tornou um tema inadiável para o nosso futuro», explica o presidente da Frente Cívica, Paulo de Morais.
«É um prazer acolher as Comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção. A qualidade da governação e a confiança dos cidadãos são hoje temas centrais na nossa democracia, e é com muito orgulho que recebemos este painel de peritos e líderes institucionais e da sociedade civil para marcar a data na Póvoa de Varzim. É também uma oportunidade e um convite para os poveiros assistirem a este importante debate e participem na discussão», aponta o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.


www.frentecivica.com
frentecivica@frentecivica.com

O Dia Internacional Contra a Corrupção celebra a aprovação, em 2003, da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. As comemorações portuguesas decorrem das 9h30 às 13h00 no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim (programa em anexo). A entrada é livre.

  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas