Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Somos 5 Milhões!

Emigração 1964

A história da emigração existe desde os primórdios da humanidade.A emigração latino portuguesa aconteceu a partir do século XV. Mais recentemente nos anos 60 do século passado, foi o êxodo dos portugueses para a Europa, sobretudo para a ‘santa’ França.

Nos presentes anos confrontamo-nos com a imigração africana com destino à Europa que tem sido uma catástrofe trágico marítima, com o mediterrâneo a tornar-se um cemitério, como nos tempos das descobertas com as caravelas e naus a afundarem-se ‘nos mares pelos portugueses nunca dantes navegados’ – como escreveu Luiz de Camões. 

Presentemente, a emigração lusa tornou-se uma nova realidade, quase igualando em números a que, clandestinamente, partiu na década 1960.   Com a diferença de que, há 50 anos, os nossos compatriotas partiam por mar e terra, aterrorizados com medo da PIDE e gatunos que os esperavam em ciladas por terras desconhecidas, com uma côdea de broa no bolso, saco às costas ou mala de cartão na mão.

Hoje, como as oportunidades são outras e ainda bem para todos, com a diferença de que, os que agora partem à procura de melhor vida e sustento, são diplomados, e à despedida abraçados e beijados, e sobretudo levam malas de rodas e viajam de avião.  

PUB

Todos nós, os que partiram, viveram a sofrer longe da terra que os viu nascer, mas trabalhando esqueceram o pesadelo e, por esse facto, sempre foram e são recompensados em países acolhedores e civilizados.

De volta à terra natal, salvo daquele que traz no bolso a chave da casa que entretanto construiu, porque ninguém é esperado e na comunidade onde cresceu passou também a ser ignorado. E se traz para o lugarejo novos ideais, então, eventualmente será rejeitado e alvo de inveja e interesses inconfessáveis!

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas