Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Espaço DECO Minho

Logotipo DECO Minho

 

 

 

PUB

 

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

 

PUB

DECO incentiva os cidadãos a ter um Natal sustentável.

Quer ter um Natal sustentável? A DECO diz-lhe como!

Todos os dias fazemos escolhas sobre a forma como vivemos, viajamos, comemos, consumimos ou nos divertimos que requerem o uso de recursos naturais finitos. Em resultado dessas escolhas diárias, cada um de nós, individualmente, é responsável por 72% das emissões globais de gases com efeito estufa lançados sobre o Planeta.

PUB

O Natal é uma época associada a gastos e desperdícios: compras de presentes, jantares e almoços com amigos e Família, deslocações e muita energia para iluminar e manter as casas confortáveis. Mas será que, para ter um Feliz Natal, é necessário gastar assim tanto?

Cada vez há uma maior consciência ambiental e procura-se ser mais sustentável, mas muitas vezes não se sabe por onde começar. Muito se ouve falar sobre a necessidade de reduzir as emissões de GEE mas cada um de nós, individualmente, desconhece efetivamente qual é a sua pegada carbónica e este passo é um reconhecimento essencial para a mudança.

Com o objetivo de ajudar os cidadãos a adotar um estilo de vida mais sustentável, nesta quadra natalícia e durante todo o ano, a DECO criou o LifestyleTest.eu/pt, um teste à pegada de carbono que, de uma forma gratuita, rápida e simples, avalia o impacte ambiental de cada pessoa em quatro áreas: alimentação, transporte, casa e compras.

Depois de realizar o teste, a calculadora fornece aos cidadãos um plano personalizado com ações que permitem passar da teoria à ação climática e reduzir a sua pegada de carbono, ao adotar um estilo de vida mais positivo e sustentável.

PUB

As ações são simples e acessíveis, e todas elas têm um impacte positivo para o planeta, ainda que algumas destas necessitem de um investimento, quer pessoal, quer financeiro. Esta é uma calculadora única em Portugal.

Como funciona?

  1. Os cidadãos acedem e realizam o teste, ficando a conhecer a sua pegada de carbono.
  2. Os cidadãos podem ficar por aqui ou
  3. Podem escolher um conjunto de ações que lhes permitem diminuir a sua pegada de carbono.

As respostas e as escolhas dos participantes são integradas num conjunto de dados anónimos que ajudarão os investigadores e os decisores políticos a promover a mudança em toda a sociedade, conduzindo a Europa ao seu objetivo de neutralidade climática.

 

Algumas ações sugeridas que são especialmente úteis nesta quadra são:

Ação 1. Compre apenas aquilo de que precisa:

  • Não teremos coisas a mais? Muitos de nós compramos coisas de que não precisamos. Quando tiver vontade de comprar, aguarde um momento e veja se precisa mesmo.
  • Benefícios para a carteira: Os seus objetos antigos podem ser um tesouro para outra pessoa, e pode ganhar muito dinheiro a vender coisas. Também poupa muito ao comprar menos objetos.

Ação 2. Ofereça um presente útil:

  • Todos nós provavelmente já recebemos presentes que nunca ou raramente utilizámos. Descubra de que tipo de presente o destinatário realmente precisa.
  • Benefícios para a carteira: Se não se lembra de um presente útil para oferecer, pode sempre desenhar, cozinhar ou fazer um presente com as suas próprias mãos, ou ainda dar um presente intangível. Isto significa que não gasta dinheiro em artigos desnecessários.

Se quer passar da consciência à ação climática, experimente o LifestyleTest em: www.lifestyletest.eu/pt

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas