Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Espaço DECO Minho

Logotipo DECO Minho

 

 

 

PUB

 

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

No poupar é que está o ganho! Saiba como escolher as melhores aplicações financeiras.

É fundamental que se escolham aplicações financeiras adequadas aos objetivos definidos, que não se assumam riscos indesejados e que a rentabilidade esperada se ajuste às expectativas.

PUB

A poupança deve ser, hoje mais do que nunca, uma prioridade para as famílias, e tão importante como definir a quantia a colocar regularmente de lado para poupança, é conhecer as regras para um investimento responsável.

É fundamental que se escolham aplicações financeiras adequadas aos objetivos definidos, que não se assumam riscos indesejados e que a rentabilidade esperada se ajuste às expectativas.

Regras básicas na escolha das aplicações financeiras:?

PUB

– Conhecer as características das aplicações escolhidas e avaliar previamente os seus riscos, procurando conhecer toda a informação disponível; acompanhar o comportamento das aplicações ao longo do tempo e compará-lo com o de alternativas disponíveis no mercado;?evitar colocar em risco as poupanças do agregado familiar e ponderar a sua diversificação em aplicações financeiras.

Imaginemos que o consumidor dispõe de € 5 000 e que não precisa deste montante para fazer face às despesas essenciais. O que poderá fazer com esse dinheiro? Guardá-lo em casa? Pô-lo no banco? Aplicá-lo em certificados de aforro? Comprar ações??

Para tomar uma decisão dessa natureza, terá de ponderar alguns aspetos que, no fundo, são aqueles que condicionam a opção por um determinado tipo de investimento:

Haverá alguma possibilidade de vir a perder o dinheiro aplicado ou parte dele??Durante quanto tempo teria de manter o dinheiro investido? E se, de repente, necessitar desse valor, o que aconteceria??Qual o nível de rentabilidade da aplicação??Quais os custos envolvidos?? Quanto é que teria de pagar de impostos?

PUB

 

SEGURANÇA?

A segurança é um dos aspetos mais importante e constitui umas das preocupações centrais da maioria dos consumidores que pretendem aplicar as suas poupanças.

A segurança de uma aplicação financeira depende de vários fatores:? Da solvabilidade, ou seja, da solidez financeira da instituição a quem se confiam as poupanças (risco de crédito);?Da eventual proteção legal de que poderão beneficiar os investidores em caso de problemas de insolvência das instituições (por exemplo, o Fundo de Garantia de Depósitos -mecanismo de salvaguarda do sistema financeiro);?Da natureza da própria aplicação (por exemplo, quem investe em ações deve saber que não existe certeza sobre a evolução futura das cotações).

 

Para estas e mais informações não hesite em contactar a DECO – Delegação Regional do Minho, sita na Avenida Batalhão Caçadores 9, Viana do Castelo podendo contactar-nos através do 258 821 083 ou por e-mail para deco.minho@deco.pt.

Visite o site www.deco.pt

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas