85º Campeonatos Nacionais de Clubes I, II e III Divisões trazem 1.000 atletas a Viana este fim-de-semana

Nos próximos dias 22 e 23 de julho, Viana do Castelo acolhe os 85.º Campeonatos Nacionais de Clubes em Ar Livre – Fase Final da I, II e III Divisões.

De forma inédita em Portugal, estas competições nacionais vão acontecer não só em estádio, mas também na via pública, para aproximar o atletismo do público. Assim, as competições vão ter lugar no Estádio Municipal Manuela Machado, no Jardim Público e no Jardim da Marina e vão contar com a participação de mais de 1.000 atletas.
Organizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Associação de Atletismo de Viana do Castelo, as provas vão decorrer maioritariamente no Estádio Municipal Manuela Machado, mas algumas delas, como o salto em comprimento masculino, o lançamento do peso (masculino e feminino) e o triplo salto feminino realizam-se no Jardim Público / Jardim da Marina.
No Estádio Municipal Manuela Machado, o público poderá assistir a provas de corrida, salto em altura, salto à vara, lançamento de martelo, lançamento de dardo, lançamento de disco, marcha, corrida de obstáculos, corrida com barreiras, entre outros.
Em conferência de imprensa, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, realçou o facto de o atletismo ter sido uma das prioridades do município e integrar o “grande desafio” da Cidade Europeia do Desporto.
Sobre o principal palco destes campeonatos nacionais, o Estádio Municipal Manuela Machado, disse ser “absolutamente determinante”, o que justificou o investimento municipal na sua “reinterpretação”. Agora, a ambição da autarquia passa por integrar aquela infraestrutura na futura Cidade Desportiva de Viana do Castelo, “que marcará para sempre o desporto no concelho”. O autarca revelou que a Câmara Municipal está atualmente a cumprir formalidades, mas que já garantiu os terrenos, e vai começar a implementar melhorias “para que esta Cidade Desportiva seja um elemento de agregação da cidade vianense, de inclusão e promoção de hábitos de vida saudáveis.”
Já o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, agradeceu à Câmara Municipal “por tão bem acolher a modalidade”, realçando que este é um “ano especial” para o Município que Viana do Castelo, “que está muito atarefado numa grande estafeta de modalidades”.
“Esta é uma das provas com maior responsabilidade organizativa. Destaco a excelente infraestrutura para a prática da modalidade que é o Estádio Municipal Manuela Machado, onde temos todas as condições para uma prova deste nível e que conta com tantos atletas”, realçou o responsável.
“Este ano, teremos uma novidade que é o facto de a prova ter momentos realizados em via pública, atraindo mais pessoas para esta modalidade. Queremos, pois, aproximar o atletismo dos cidadãos e quebrar barreiras”, indicou.
“O atletismo é a modalidade olímpica número 1 em Portugal porque tem os 5 campeões olímpicos de Portugal”, recordou Jorge Vieira. Elogiou ainda a atleta vianense Cláudia Ferreira, de lançamento de dardo, que disse ser “um produto genético de Viana do Castelo, uma atleta construída em Viana do Castelo e que contou com os apoios que a Câmara presta aos atletas”.
O Presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, Manuel Domingues, disse que “estamos a falar de uma das competições mais importantes do atletismo português, que vai contar com mais de 1000 atletas e respetivas equipas, pelo que será um episódio absolutamente fantástico para a cidade”.
“Esperamos que seja um sucesso. Vamos trazer o atletismo ao centro da cidade para conseguirmos mais afluência de público”, vaticinou.
Destaca-se o apuramento para a final da 3ª divisão (masculinos) do Centro Atletismo de Mazarefes, clube filiado da Associação de Atletismo de Viana do Castelo.

PUB

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas