Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Viana do Castelo eleita por unanimidade para presidência da World Surf Cities Network

Viana do Castelo

Viana do Castelo foi eleita por unanimidade para liderar a World Surf Cities Network (WSCN) em 2023.

A assembleia geral da WSCN, realizada no início deste mês, deliberou a alteração dos estatutos e cumpriu com o primeiro ato eleitoral da rede, tendo sido decidida a direção vianense, entre 16 cidades membro, resultando na mudança de um ciclo de liderança de 11 anos da cidade de San Sebastian, do País Basco.

Para a Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, “a presidência da Rede Mundial das Cidades do Surf é uma oportunidade ímpar para Viana do Castelo já que, no mesmo ano, Viana será Cidade Europeia do Desporto”. “Um grande ano para a cidade a nível europeu e um grande ano para o surf a nível mundial”, referiu.

Eleita como Vice-Presidente, a cidade de Arica, no Chile, coadjuvará Viana no cargo durante 2023 e organizará a Assembleia Geral em 2024, já como Presidente.

PUB

Este ano, duas cidades equatorianas hospedaram o evento, Salinas e Montañita, tendo a última sido esta Inteligente e Sustentável e a Capital do Surf Equador.

Durante este meeting anual, Viana do Castelo foi também protagonista da conferência sobre “Sustentabilidade e Inclusão”, realizada em Salinas, palco em que foram exibidos dois projectos vianenses, concretizados em 2022 pelo Surf Clube de Viana e que resultam da replicação de modelos observados, ao longo dos anos, nesta rede mundial.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O primeiro projeto, SOL – Surf, Ondas e Liberdade, valida especialmente a capacitação de pessoas portadoras de deficiência intelectual e física através da prática desportiva de surf, a par do exercício físico regular na natureza. Já o segundo projeto, o Blue Gym, com o mesmo objetivo, destina-se a adultos maiores de 65 anos.

O meeting em Salinas contou ainda com sessões práticas de Surf Adaptado, na praia de La Fae – reserva ambiental marinha –, onde o Surf Clube de Viana partilhou a sua larga experiência que já lhe permitiu conquistar títulos mundiais.

PUB

Já na Capital do Surf Equatoriano, Montañita, foram as inaugurações municipais que acolheram a comitiva da rede, concretamente o Montañita Surf Museum e a homenagem a Dominic “Mimi” Barona”, surfista local com maior sucesso internacional e que representou o Equador nos Jogos Olímpicos de Tokyo.

Recorde-se que foi a cidade de San Sebastián, no País Basco, que criou, em 2011, a Rede Mundial das Cidades do Surf e a liderou até 2022.

Actualmente, esta rede é composta por 16 cidades, de 10 países ? Chile, África do Sul, Portugal, Austrália, Peru, França, Espanha, Equador, Nova Zelândia e Brasil.

PUB

Viana do Castelo, cidade membro das WSCN desde 2014, organizará o meeting anual em setembro de 2023, momento também da realização da Assembleia Geral anual desta rede.

De acordo com Fabíola Oliveira, “para Viana, ser parceira desta rede é uma distinta oportunidade de intercâmbio de culturas, partilha de experiências e aprendizagens, de discussão de ideias e ainda de continuidade e criação de projectos de referência mundial, tanto na área desportiva, tendo o surf como destaque, como na tão premente área da sustentabilidade, trilhando o caminho dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas