Alerta sobre escassez de água

A propósito da falta de água doce em Portugal, deixem que partilhe convosco a minha opinião. Ao invés de aumentarem os custos da água, que tal, reeducar e criar meios para o reaproveitamento das águas?

Vejamos, falam que vai ser proibido, regar campos de golf, regar os jardins, lavar os carros, os passeios das casas, tudo em nome da poupança! Que preço vai ser cobrado, por tão grande desvaneio governativo?

STOP

  • Com todas estas proibições, vamos dar novamente aso a pestes por falta de higienização,
  • Falta de rega nos jardins, não vai haver flores, por arrasto, não vai haver a polinização, que já está a escassear e que em muito curto espaço de tempo vai afetar toda a cadeia alimentar.
  • O não lavar os carros vai acarretar novas doenças, como doenças alérgicas,
  • O desincentivo ou proibição do uso de água, vai criar novamente uma sociedade, suja e cheia de doenças.

Reaproveitar água do banho

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

SOLUÇÕES PARA A ESCASSEZ DE ÁGUA DOCE

Exemplos de possíveis programas autárquicos:

  • Para ajudar e acompanhar a agricultura local, assim como espaços de lazer, por forma a encontrarem soluções sustentáveis e normas sustentáveis de regra, como já existe num Hotel no Algarve que usa sempre a mesma água, tendo um sistema de tratamento da mesma.
  • Para acompanhamento e ajuda de instalações, no interior das habitações para reaproveitamento das águas, com sistemas de tratamento das mesmas, por exemplo a água dos banhos ser reaproveitada para descargas das sanitas, através, de sistemas próprios.

  • Reaproveitamento de águas pluviais, das caleiras das casas, para lavagem de carros e passeios desde e com a sensibilização que essa mesma água é purificada e servirá também para a rega das hortas e jardins, já faço isto em casa.
  • A água que sai das máquinas de lavar, serve também ela para descargas das sanitas, a água que sai das máquinas de secar, servem para os ferros de passar a roupa, é água purificada, tudo se pode reaproveitar, haja sim a sensibilização e ajuda, para fazer todas estas reestruturações.
  • Centrais de dessalinização, temos uma costa marítima que nos permite fazer isso mesmo queira o governo e autarquias, avançar, ao invés de fazer da água, um novo petróleo e de encherem a costa portuguesa com eólicas, em alto mar, como o que está previsto na costa marítima em frente a Caminha, Moledo e Âncora, tratem de fazer chegar ao ser humano o que ele precisa para viver.

Eis a explicação, do que é esta, última alternativa. Mudança de comportamento consumistas.

Significado de dessalinização – “Dessalinização se refere ao conjunto de processos que retiram sais e outros componentes minerais da água salgada. A água salgada é dessalinizada para produzir água adequada para consumo humano ou para irrigação. O subproduto desse processo é a salmoura, da qual pode ser obtido o sal de cozinha”.

Deixo aqui o meu contributo, ajudem o planeta, começando em cada casa a reaproveitar tudo, EM ESPECIAL A ÁGUA.

IWeb

PUB
  Partilhar este artigo

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *