Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Alto Minho coberto de neve!

Nevão em Lamas de Mouro, Monção

MELGAÇO

Fotos: José Costa Lima

 

MONÇÃO

PUB

(Lamas de Mouro)

Lurdes Lay

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Fotos: Marion Lvb

PUB

Na semana passada todo o Alto Minho foi assolado por uma repentina tempestade de neve.

Muitos concelhos registaram prejuízos consideráveis. Colheitas destruídas, estradas cortadas e escolas encerradas foram algumas das consequências desta descida de temperatura.

Melgaço, Monção , Paredes de Coura e os Arcos foram as zonas mais afectadas.

PUB

As respectivas Câmaras Municipais foram rápidas e eficazes ao tomarem as devidas precauções , disponibilizando às populações os contacto da Proteç?o Civil e deslocando para as vilas mais lesadas os meios dos serviços municipais necessários para limpar as estradas cobertas do manto branco.

Para muitos, no entanto, este tempo foi motivo para brincadeira ao ar livre, guerra de bolas de neve e a construção dos  bonecos de neve.

PAREDES DE COURA

PUB

Eduardo Bastos

Fotos: António Esteves

 

Neve tingiu cumes courenses.

A descida de temperatura que se sentiu no último fim-de-semana também teve efeitos em Paredes de Coura. No passado sábado, parte do concelho acordou tingida de branco.

A neve que caiu durante a noite e madrugada cobriu sobretudo as zonas mais altas e interiores do concelho. As freguesias de Bico e Vascões, inseridas na área de paisagem protegida do Corno de Bico foram as que mais sofreram (ou beneficiaram, dependendo do ponto de vista) com o nevão. Mas também Insalde e ainda a área do Monte de S. Silvestre, na freguesia de Ferreira, acordaram cobertas de neve.

Um cenário que originou imagens de rara beleza e levou muitos courenses a rumarem aos montes do concelho na manhã de sábado, para brincarem na neve. Uma visita rápida, já que com o avançar do dia a neve foi derretendo e o branco deu, novamente, lugar ao verde.

 

E O HORIZONTE DA BARCA PINTOU-SE DE BRANCO!

Luís Arezes

Um pouco por todo o país, o mês de fevereiro fez questão de mostrar todo o seu rigor meteorológico. A Terra da Nóbrega não foi excepção, acabando mesmo por ser palco de situações que mobilizaram cuidados redobrados.

Primeiro foi o rio Lima com a impetuosidade das suas águas a galgar as margens e a inundar a zona ribeirinha de Ponte da Barca.

Estávamos em meados do mês e, já nessa altura, à medida que a chuva foi diminuindo, logo a neve fizera a sua aparição, nomeadamente, nos cumes das serras da Galinheira, Amarela e da Peneda-Soajo.

No último fim-se-semana, o cenário repetir-se-ia, mas com especial intensidade. A descida acentuada da temperatura fez com que uma parte do território do Concelho de Ponte da Barca se cobrisse com um manto branco.

Desta feita, os rigores da Natureza transformaram-se num espectáculo de sonho que despertou o interesse de muitas pessoas que aproveitaram o sábado e o domingo, para fazer uma incursão pela neve.

Outros, menos aventureiros, aproveitaram para deliciar a vista, apreciando do aconchego das suas casas a beleza dos cimos da Amarela e da Peneda-Soajo.

Ao perto ou ao longe, uma paisagem de sonho, digna de se ver!

 

A Barca e a Serra da Peneda-Soajo vestida de branco

 

Serra Amarela vista de Ponte da Barca

 

Serra da Peneda-Soajo, vista de Ponte da Barca

 

Serra Amarela pintada de branco (foto Lima Escape)

 

Penhasco do Livramento, antigo castelo da Nóbrega, a preto e branco (foto de Alfredo Tomás)

Arcos de Valdevez: Nevão do fim de semana atraiu brincadeiras na serra

 

Armando Brito

A neve que caiu, no fim de semana de 27 e 28 de fevereiro, cobriu de branco os pontos mais altos de Arcos de Valdevez para êxtase dos muitos miúdos e graúdos que adoram brincar e deslizar na neve.

O Mezio, a serra de Soajo, a “branda” de S. Bento do Cando e o santuário de Nossa Senhora da Peneda atraíram grande número de visitantes, mas, devido à acumulação de neve, muitos condutores caíram na armadilha do gelo, algo que dificultou a circulação automóvel e a segurança dos condutores. Foram registadas algumas colisões, sem consequências de maior.

Fotos: Joaquim Campos, Peneda Hotel e Porta do Mezio

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas