Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Bênção dos animais em Santo Antão na Ermida de Venade

Santo Antão, venerado na sua ermida no alto do monte, tem o seu dia litúrgico a 17 de janeiro. Nos últimos anos, no domingo que antecede o seu dia (ou a 17/01 quando cai mesmo no domingo), subimos o Monte de Santo Antão, o “advogado” dos animais que nos acompanham e fazem parte da nossa vida.

 

Os animais criados por Deus habitam no céu, na terra e no mar, participam nas vicissitudes do género humano e associam-se à sua vida. Por isso que nesse dia as criaturas entram connosco naquela igreja dedicada ao Padroeiro dos animais, na Paróquia de Venade, Caminha. É a altura da “bênção dos animais em Santo Antão”.

 w

PUB

Com o gesto de abençoar as criaturas, os homens pedem e agradecem a Deus a companhia, o alimento, a segurança, a saúde que os animais dão tantas vezes aos donos. Uma vez que segundo a providência divina do Criador, vários animais participam em certo modo da vida dos homens, servindo de auxílio nos seus trabalhos ou fornecendo alimento ou conforto, ao invocarmos a bênção de Deus sobre os animais, por intercessão do seu Patrono, Santo Antão, louvamos O Criador e agradecemos os Seus múltiplos benefícios.

 w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Neste ano, devido ao perigo de contágios que vivíamos em janeiro, não foi possível organizar esta tão bela celebração com a multidão que lá acorre normalmente em janeiro. Pode ver no canal de youtube “ppaulo emanuel”:

https://www.youtube.com/watch?v=EjBpAuBam2A

PUB

https://www.youtube.com/watch?v=bLDrIc8nAOc

 w

A cerimónia em janeiro de 2022 foi realizada apenas com a presença do Pároco e de sua mãe que, nesse local bendito rezaram pelas intenções das pessoas devotas de Santo Antão (como podem visualizar no canal de youtube “ppaulo emanuel”:

PUB

https://www.youtube.com/watch?v=_3lA21rG5Mk&t=7s

 w

Contudo, não queremos que este ano passe assim em branco!

 w

PUB

Não podemos passar por cima desta celebração numa altura em que os nossos animais domésticos se tornaram ainda mais transmissores de saúde para tanta gente: pela companhia num tempo de confinamentos; pelo companheirismo na obrigação dos distanciamentos; pelo facto dos animais tratarem da saúde psíquica das pessoas através do cuidado, do toque, da companhia…

 w

Os nossos animais (todos eles) são importantes! E nós merecemos o facto de podermos reconhecer a sua importância na sociedade e na vida de quotidiana de cada um de nós.

 w

Neste ano queremos também homenagear as pessoas que cuidam dos animais, gente que protetora destes cuidadores da humanidade; que têm a missão de povoar o mundo de beleza, pois cuidam, tratam, amam, protegem os mais indefesos que vivem cuidando, tratando, amando e protegendo! Quem cuida dos animais traz ao de cima os valores tantas vezes esquecidos pelo ser humano! Traz humanidade para a sociedade por vezes tão desumana!

 w

Enviamos esta missiva, pois queremos convidar a fazer parte da nossa celebração de louvor e ação de graças, de bênção e proteção para os animais amados e queridos pelo Criador.

 

Até Domingo, se Deus quiser, em Santo Antão!

w

[[{“fid”:”63979″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:”center”,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:”center”,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default media-wysiwyg-align-center”,”data-delta”:”1″}}]]

[[{“fid”:”63980″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:”center”,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“2”:{“format”:”default”,”alignment”:”center”,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“style”:”background-color: transparent;”,”class”:”media-element file-default media-wysiwyg-align-center”,”data-delta”:”2″}}]]

[[{“fid”:”63981″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:”center”,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“3”:{“format”:”default”,”alignment”:”center”,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default media-wysiwyg-align-center”,”data-delta”:”3″}}]]

[[{“fid”:”63982″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:”center”,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“4”:{“format”:”default”,”alignment”:”center”,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default media-wysiwyg-align-center”,”data-delta”:”4″}}]]

 

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas