Canoagem nas escolas é «receita de sucesso» do Clube Náutico de Ponte de Lima

Treinos de canoagem

O Clube Náutico de Ponte de Lima terminou a época 2015 vencendo coletivamente todas as provas em que participou, garantindo dezenas de títulos nacionais individuais e de embarcações em diversas especialidades e escalões. Além disso, em termos internacionais, os seus atletas, em representação das cores de Portugal, conseguiram ascender ao pódio nas maiores competições à escala planetária, tornando esta época na mais rica de todas desde a fundação do clube.

Este feito histórico tem como grandes artífices os atletas e técnicos do clube, devidamente secundados por uma direção que tem sido capaz de lhes proporcionar as condições necessárias para garantirem o sucesso. As famílias são outro elemento imprescindível e potenciador dos bons resultados alcançados, com o apoio e presença constante.

Mas além da vertente da alta competição e da competição, o Clube Náutico de Ponte de Lima tem vindo a implementar junto das escolas do concelho um plano de divulgação da modalidade e iniciação, desde as idades mais precoces. A escola tem sido a porta de entrada de dezenas de crianças no mundo da canoagem e campo de recrutamento do clube que, na época finda, teve mais de duzentos atletas ao seu serviço.

A base de todo este trabalho são os protocolos firmados com os agrupamentos de escolas de António Feijó, Arcozelo e Ponte de Lima, que permite que os alunos dos 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário passem todos os anos pelo Centro Náutico, para um primeiro contacto com a canoagem, a participação numa unidade didática, a experimentação da modalidade, visita às instalações e contacto com os atletas do clube. Neste projeto, passaram em 2015 nas instalações do Clube Náutico de Ponte de Lima cerca de 4000 alunos.

Por outro lado, durante todo o ano, está em atividade o Centro de Formação Desportiva de Canoagem, instalado no Agrupamento de Escolas de Arcozelo, onde praticam a modalidade cerca de 50 jovens, enquadrados por dois professores. No desporto escolar, estão constituídos no concelho seis grupos/equipa: 1 na Escola EB 2,3/S de Arcozelo; 2 na escola Secundária de Ponte de Lima; 2 na Escola Básica da Correlhã e 1 na Escola EB 2,3 António Feijó, num total de mais de 100 alunos que competem a nível distrital, regional e nacional, tendo já conquistado títulos nacionais para Ponte de Lima.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Finalmente, o 1.º Ciclo do Ensino Básico também tem contacto com a canoagem, através de atividades diversas, designadamente as de final de ano, que movimentaram 300 alunos do Agrupamento de Escolas de Arcozelo e 75 da Escola Básica de Ponte de Lima. No âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, turmas das escolas básicas da Ribeira, Feitosa e Correlhã visitaram e participaram em diversas atividades no Centro Náutico.

Para promover a canoagem através das suas principais figuras, as escolas básicas de Trovela e Ponte de Lima, assim como o Jardim de Infância de Ponte de Lima receberam a visita de Fernando Pimenta, um dos grandes expoentes desportivos do clube.

É graças a este trabalho de base que o Clube Náutico de Ponte de Lima se tem vindo a afirmar no panorama da canoagem nacional e internacional, aumentando todos os anos o número de atletas inscritos e sendo candidato à vitória em todas as provas em que participa. É também este o caminho que pretende continuar a trilhar no futuro, tentando reforçar os laços com as escolas do concelho e de concelhos vizinhos, promovendo a formação desportiva no âmbito da canoagem, cimentando com trabalho, dedicação e grande abertura às propostas de cooperação que lhe são endereçadas, a imagem e a prática de uma verdadeira “Escola de Campeões”.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Lima

Junte-se a nós todas as semanas