Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Caravela Vera Cruz em Viana do Castelo no âmbito do cruzeiro inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”

A Caravela Vera Cruz chegou ontem a Viana do Castelo, no âmbito do cruzeiro inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, estando aberta para visitas gratuitas das escolas e do público em geral ao longo do dia de hoje.

w

Durante a sua passagem por Viana do Castelo, a Caravela está acostada na doca comercial junto ao Navio Gil Eannes, com as cerca de 20 embarcações de recreio que estão a fazer esta “peregrinação marítima”.

PUB

w

Assim, esta quinta-feira, as visitas acontecem das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Trata-se de uma oportunidade única para visitar uma réplica exata das antigas caravelas usadas durante a expansão portuguesa nos séculos XV e XI e conhecer melhor as técnicas de navegação da altura, as rotas comerciais e de exploração ou a vida a bordo neste tipo de embarcação.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

w

Os tripulantes do cruzeiro, num total de cerca de 150 participantes, foram ontem recebidos no Centro Cultural de Viana do Castelo por representantes de várias entidades. O vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino assegurou que “Viana do Castelo tem uma identidade cultural muito rica”. “Estamos aqui a falar de um Caminho Marítimo de Santiago numa cidade que foi o segundo maior porto comercial do reino de Portugal, com relações importantes com o Brasil e o norte da Europa”, recordou o responsável.

PUB

w

“O nosso património imaterial e cultural é vasto. Temos 26 grupos folclóricos no concelho, temos bandas filarmónicas, 260 associações culturais, recreativas e desportivas, que testemunham o maior património de Viana do Castelo, que são as suas gentes. (…) Para este Caminho Marítimo, damos os contributos que temos no território para esta marca identitária. Temos, em Castelo do Neiva, a Igreja Paroquial que representa o mais antigo templo consagrado a Santiago, fora do território espanhol, sagrado pelo Bispo Nausto no ano de 862”, indicou Manuel Vitorino.

w

PUB

[[{“fid”:”63006″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:”center”,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:”center”,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default media-wysiwyg-align-center”,”data-delta”:”1″}}]]

[[{“fid”:”63007″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:”center”,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“2”:{“format”:”default”,”alignment”:”center”,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“style”:”margin-top: 10px; margin-bottom: 10px;”,”class”:”media-element file-default media-wysiwyg-align-center”,”data-delta”:”2″}}]]

 

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas