Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Eleições para a Ordem dos Advogados: Luís Menezes Leitão em Viana do Castelo

Luís Menezes Leitão

Luís Menezes Leitão, aparentemente favorito nas eleições de finais de Novembro às eleições para Bastonário da Ordem dos Advogados (OA) enfrentará hoje, Sexta-feira, 25 de Outubro, 17:00 horas  os restantes candidatos num debate organizado pela Delegação de Viana do Castelo da Ordem dos Advogados.

 

Os cerca de 32 mil advogados portugueses vão ser chamados a votar em Novembro (27, 28 e 29) para escolherem o Bastonário e os órgãos nacionais e regionais. Pela primeira vez, o acto eleitoral realiza-se com recurso ao voto electrónico.

PUB

 

Luís Menezes Leitão nasceu em Coimbra, em 1963. Ao fim de 31 anos de experiência profissional como advogado, Luís Menezes Leitão decide candidatar-se a bastonário da Ordem dos Advogados (OA) com o propósito de devolver à profissão a “dignidade e segurança que lhe tem faltado nos últimos tempos”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

Crítico em relação ao actual bastonário, refere ainda que o Estado, está a “enriquecer” de forma “injustificada à custa dos advogados”.

PUB

A organização do sistema judiciário, a precariedade dos advogados oficiosos, a remuneração dos advogados, a situação da previdência social destes profissionais ou a perda da influência da OA junto do poder politico e da opinião pública são questões em destaque na proposta desta candidatura.

Quanto às preocupações, estas não dizem apenas respeito a quem já é advogado. Também os aspirantes a advogados, e mais concretamente o seu acesso à profissão, figuram na lista de acções a tomar caso seja eleito.  

Das várias medidas anunciadas, o candidato ao mais alto órgão da OA anunciou que caso ganhe as eleições vai prescindir do ordenado de Bastonário, no valor de alguns milhares de euros, criado por Marinho e Pinto e usufruído por todos os Bastonários até hoje já que é contra o “bastonário- funcionário”. O Bastonário deve ser um primus inter pares (primeiro entre iguais) e deve ser pago pelo seu trabalho como advogado e não como funcionário da Ordem.

PUB

Luís Menezes Leitão, além de advogado em prática individual e actual presidente do Conselho Superior da OA, é Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa.luismenezesleitão.pt

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas