Atividades em outubro e novembro da Íris Inclusiva

Logotipo Iris Inclusiva 1

ÍRIS participa em festival inclusivo de arte em Angola.

No passado dia 12 de outubro, a Íris Inclusiva marcou presença em Luanda, na abertura da exposição “Territórios Culturais”, que integra o Projeto “Entra no Meu Mundo”, promovido pela Rede de Centros Culturais Europeus. A exposição, patente no Camões Centro Cultural Português até ao final do mês de outubro, contou com a participação de artistas africanos com diversidade funcional e de artistas portugueses que produziram obras táteis, no quadro do projeto de arte sensorial “Realces”, promovido pela AILD com a colaboração da Íris Inclusiva.
No dia 13 do mesmo mês, a Associação foi também uma das intervenientes no Encontro “O papel da arte na inclusão social”, contribuindo para a reflexão acerca das barreiras que se colocam à participação cultural do público com deficiência e da promoção do acesso à arte.
O festival inclusivo de artes “No meu mundo”, uma iniciativa conjunta do Goethe- Institut Angola, do Camões – Centro Cultural Português, da Alliance Française de Luanda, do Anim’Art – Centro de Animação Artística do Cazenga, da LARDEF – Liga de Apoio à Integração Deficiente, da ANADA – Associação Nacional de Artistas com Deficiência e Albinismo e da Delegação da União Europeia em Angola, teve como objetivo alertar para as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam, com destaque para a acessibilidade aos espaços culturais.

 

PUB

ÍRIS promove o torneio de Goalball em Viana

Nos dias 14 e 15 de outubro, o Pavilhão Nicolau Veríssimo acolheu o 1.º Torneio de Goalball Íris Inclusiva, promovido pela Associação com a parceria do Município de Viana do Castelo e da ANDDVIS.
Integrado na programação “Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023”, este evento juntou quatro equipas (Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Castelo da Maia Ginásio Clube e Íris Inclusiva) que se defrontaram entre si ao longo do dia de sábado. Já na manhã de domingo, tiveram lugar os jogos de apuramento dos 3.º e 4.º lugares e a final.
O Futebol Clube do Porto foi a equipa vencedora deste torneio, que pretendeu divulgar e promover a modalidade, bem como incentivar a prática desportiva por todas as pessoas.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

BE.IN4MED acolhe, em Coimbra, a participação da ÍRIS

No dia 25 de outubro, a convite do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra, a Íris Inclusiva esteve na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, na nona edição do Be.In4Med, uma conferência científico- sócio-cultural que se propõe abrir portas a um mundo de diversidade e inspirar as novas gerações a abraçarem a diferença, contribuindo assim para a sua formação pessoal e profissional.
A intervenção da Associação enquadrou-se numa mesa-redonda em que foi possível refletir sobre as barreiras à equidade no acesso aos cuidados de saúde e projetar uma sociedade mais acolhedora e justa.

PUB

 

Associação marca presença em eventos de âmbito local/nacional

No início do mês de novembro, a Íris Inclusiva teve a oportunidade de participar em vários eventos de âmbito social, que envolveram um conjunto diversificado de intervenientes.
Logo no dia 2, a convite do IPDJ, estivemos na cerimónia de entrega de prémios e menções honrosas do Prémio Desporto + Acessível, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. Esta sessão integrou ainda a assinatura do contrato programa Tóquio 2025 e do programa de preparação surdolímpica Tóquio 2025.
No dia 3 de novembro, foi a vez da Conferência ODSlocal’23, com o tema “Das Metas às Soluções”, que decorreu no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Durante a Conferência foram atribuídos os Prémios ODSlocal, que distinguem projetos de organizações da sociedade civil e boas práticas municipais, relevantes para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
Por último, no dia 6 de novembro, estivemos no IPVC, numa sessão de esclarecimento sobre o Aviso NORTE2030-2023-2 “Parcerias para a Inovação Social – Desenvolvimento de competências em crianças e jovens”, aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) em parceria com a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS).

PUB

 

Vai acontecer..

Festival de Teatro de Viana do Castelo 2023

A sétima edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, uma organização do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, decorre de 10 a 19 de novembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Durante dez dias haverá espetáculos para todos os gostos, nesta realização que pretende também distinguir-se pela acessibilidade e inclusão, com Legendagem em diferentes idiomas, Audiodescrição e Reconhecimento de Palco, Tradução Simultânea em Lingua Gestual Portuguesa e Conversas Pós-Espetáculo. Como já é habitual, a Íris é parceira neste festival e responsável pela versão em braille do seu caderno de programação.
Lançamos o convite para que se junte a nós no dia 18 de novembro, às 17h, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, no espetáculo “Famílias”, que terá disponível o recurso de audiodescrição!

 

PUB

Assembleia Geral da Íris Inclusiva

No dia 29 de novembro, pelas 17h30, a sede da Associação acolherá a segunda assembleia geral ordinária do ano, tendo em vista a apreciação do orçamento e plano de atividades para o exercício de 2024.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas