Espaço DECO Minho (saúde nas escolas)

Logotipo DECO Minho

Hora do Lanche: Mais Saúde nos intervalos escolares.

Com o regresso às aulas, volta também a rotina dos lanches escolares, um momento que, para muitos pais, é visto apenas como mais uma tarefa diária. No entanto, preparar lanches saudáveis não precisa de ser complicado nem demorado. Com alguma organização e criatividade, é possível garantir opções equilibradas, saborosas e económicas. E melhor ainda: envolver as crianças nesse processo pode torná-lo não só divertido, como também educativo. Afinal, quando estas participam na escolha e preparação dos seus próprios lanches, estão naturalmente mais motivadas a fazer escolhas saudáveis.

A Direção-Geral da Saúde e a Direção-Geral da Educação recomendam que, nos lanches da manhã e da tarde, estejam sempre presentes três grupos de alimentos:

  • Leite e derivados – são fontes importantes de cálcio e minerais. Uma porção pode ser, por exemplo, 200 ml de leite meio-gordo, um iogurte sem açúcar ou uma fatia fina de queijo.
  • Fruta – deve ser idealmente da época e ao natural. As peças de fruta devem variar ao longo da semana, para garantir um bom fornecimento de vitaminas, minerais e fibra. Pode também incluir frutos gordos como nozes, amêndoas e amendoins, desde que naturais e sem sal, e podem ser consumidos inteiros ou em pasta, por exemplo, barrados no pão.
  • Cereais e os seus derivados – de preferência pouco refinados. O pão integral ou de mistura continua a ser uma escolha acertada, e se quiser reforçar esta refeição, pode juntar alguns hortícolas como alface, tomate ou cenoura ralada. Os flocos de aveia são outra excelente alternativa, uma vez que são muito versáteis e ricos em fibra.

E claro… água! A água é fundamental e deve acompanhar sempre o lanche. Uma boa ideia é oferecer uma garrafa reutilizável, para motivar os mais pequenos a beberem água ao longo do dia.

PUB

No fundo, preparar lanches saudáveis não tem de ser complicado — com criatividade e algum planeamento, é possível garantir opções saborosas, acessíveis e nutritivas. E melhor ainda: pode ser um momento de partilha em família.

Por isso, vale a pena repensar os lanches escolares. Mais do que uma obrigação, pode ser um pequeno grande passo para um futuro mais saudável.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

Para estas e mais informações conte com o apoio da DECO Minho através do número de telefone 258?821?083 ou através do endereço eletrónico?deco.minho@deco.pt 

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas