
PUB
PUB
PUB
Ryanair impõe cartões de embarque digitais.
A Ryanair anunciou que a partir de 12 de novembro deixará de aceitar cartões de embarque impressos e que os passageiros devem utilizar exclusivamente cartões de embarque digitais. A DECO considera a imposição abusiva e pede intervenção da Autoridade Nacional de Aviação Civil e do Ministério Público.
Apesar de nenhuma justificação técnica ou regulamentar o determinar, a transportadora low-cost impôs a utilização de cartões de embarque digitais, de forma a uniformizar procedimentos e simplificar o embarque, no entanto, esta medida obriga os seus passageiros a descarregar a sua aplicação.
A DECO vê com preocupação mais uma medida da companhia que discrimina e dificulta a vida a passageiros que não têm smartphones ou simplesmente menos familiarizados com ferramentas digitais. Depois de ter introduzido a aplicação de taxas significativas pelo check-in no aeroporto, a nova manobra da transportadora volta a penalizar consumidores com menos competências digitais, o que pode resultar em novas filas nos aeroportos.
Por considerar a nova regra injustificada e lesiva dos direitos dos consumidores, a DECO pediu a intervenção da ANAC e do Ministério Público, para avançarem com uma ação judicial que impeça a companhia aérea de manter as cláusulas que considera abusivas nos contratos, de forma a inviabilizar a imposição da transportadora.
A DECO defende que os passageiros devem continuar a ter a opção de utilizar documentos físicos, sem necessidade de descarregar a aplicação da empresa, garantindo assim liberdade de escolha e a igualdade de acesso aos serviços.
Para estas e mais informações conte com o apoio da DECO Minho através do número de telefone 258?821?083 ou através do endereço eletrónico?deco.minho@deco.pt









