Instituição incendiária

[[{“fid”:”63501″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”nevesdavila”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”nevesdavila”,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“2”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”nevesdavila”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”nevesdavila”,”external_url”:””}},”attributes”:{“alt”:”nevesdavila”,”title”:”nevesdavila”,”height”:”172″,”width”:”172″,”class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”2″}}]]

nevesdavila

w

Não venham cá com o queixume dos alertas amarelos, vermelhos ou laranja, porque a mutação da natureza, nomeadamente o clima, temperatura célsia é um fenómeno natural sem cromatismos estruturados.

w

Contudo, esta característica conata de substância presta-se a cotejar chorudos interesses, excelentes expedientes para o saque, sem escrúpulos, incendeiam o país, incendeiam-se e incendeiam-nos a todos com o nosso dinheiro.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

w

Há décadas, ano a ano, governo a governo, consórcio ao Ministério da Administração Interna, que em matéria de incêndios tem vindo a promover a nível nacional, estudos sobre estudos, simpósios sobre simpósios, institutos privados, exércitos profissionais de bombeiros, meios aéreos, veículos especiais e equipamentos sofisticado  para combater e proteger – pedagogias queimadas – a floresta nacional do fogo, (orçamento descomunal) e afinal de contas, as coisas em matéria de incêndios vão de mal a pior! Não se aprendeu nada com as desgraças precedentes, aliás, diz a história, que, nunca o quer que fosse se aprendeu rigorosamente nada com os infortúnios…! – deixa estar como está, o que lá está bem…

w

Prova o mais mortífero incendio da história em Pedrogão Grande, Portugal, e no mundo em 17 de Junho de 2017 onde morreram 65 pessoas, – das quais 47 foram encontradas mortas, carbonizadas nas estradas do concelho de Pedrogão Grande!  500 casas destruídas e queimadas, 372 postos de trabalho perdidos, 48 empresas desaparecidas e um prejuízo de mais 500 milhões de euros, para não falar no – lucro – valor da floresta queimada! Tudo isto, graças a Deus, em proveito das celuloses de papel e alguns negrumes há solta…!

w

Convínhamos, que este desastre, do meu ponto de vista, teve semelhanças com um golpe de estado”, teve, porque ainda ninguém explicou a verdade ou a mentira do roubo das armas dos paióis de Tancos… armas que incluíam fios condutores incendiários de guerra, e dado as características simultâneas com o roubo e o fogo abrangente, é no mínimo coisa estranha… concelhos eleitos: Leiria, Castanheira de Pena, Arganil, Figueiró dos Vinhos, Ansião, Sertã, Castelo Branco, Pampilhosa da Serra, Penela, (distritos de Coimbra) e ainda no Distrito de Coimbra, concelho de Góis! Nunca um incendio em Portugal sentiu tanta liberdade reacionária, assustadora para derrubar per si um governo…!

w

Ano de 2022, cinco anos volvidos do lastimável episódio de Pedrogão Grande, a saga incendiária continua hilariante, com o pretexto do elevado calor, mais a sujeira das matas florestais e outros arquétipos afins, oferece a suspeita que os governos ou o governo instituíram os incêndios e os incendiários para fazerem política ao serviço de interesses económicos instalados… Confirmam os versáteis repetentes, comentadores da treta ou da pandemia, guerra da Ucrânia e agora dos incêndios: espertos técnicos, sábios advogados, inteligentes jornalistas, e oportunistas políticos em todos os canais das TV/s, coisa pública… quem paga os honorários, a estes tagarelas!?  

w

PUB

Então, na minha aldeia, onde ainda há porcos, coelhos e galinhas, e a roupa se lava no lavadouro, coisa mais linda de Portugal! Conheço uns silvados ressecados, altamente inflamáveis, se a tese do calor natural pega fogo, porque é que estes silveiros permanecem incólumes? Será por não ter interesse? Não possuir árvores: pinheiros, eucaliptos, castanheiros, e outros géneros, etc.. Pois, é que antigamente as fábricas de papel, móveis e madeireiros afins, compravam as árvores aos seus legítimos proprietários. Actualmente, será que certos escroques, para adquirir as madeiras de borla recrutam atrasados mentais, a troco dumas cervejas e uns patacos, a pretexto das elevadas temperaturas, atearem o fogo ao ambiente pulmonar, e nos sítios realizarem impunemente os mais hediondos crimes com a complacência de quem!? 

w

Porque é que o Sr. Primeiro Ministro, António Costa, mandou por decreto retirar do serviço cerca de 540 guardas florestas? Mais, tem 6 helicópteros camov, requisitados por sua Exª, altamente sofisticados para apagar incêndios, imobilizados na garagem, porquê…!?

w

Estado de emergência…Ora bolas…

w

Há imensa inserção social em Portugal, não seria melhor e mais útil pô-la a limpar mato? 

  Partilhar este artigo