Lucrar com (4)… Manutenção de Iates

Jack Soifer

Consultor Internacional

 

Muito se fala sobre as vantagens da UE. Muitos de outros países vem trabalhar por cá, mormente as grandes empresas Alemãs e Francesas, especialmente em setores de cartéis, onde a concessão do estado lhes dá lucros fabulosos.

Quase ninguém descreve, como nós, as possibilidades para PMEs do Norte e não só, aproveitarem a magnífica ideia de um mercado dito livre.

Construção e manutenção naval exige alta qualificação. A confusão com o estaleiro de Viana desempregou muitos competentes e esforçados portugueses. Hoje é fácil registar uma PME em Portugal e trabalhar em países da UE. Precisa ter uma carrinha bem apetrechada com equipamentos e peças sobressalentes. Precisas pelo tablet, acesso aos distribuidores dessas peças e aos catálogos digitais dos principais fabricantes de motor, computador de bordo, radar, rádio, etc.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A revisão anual desse milhão de iates de luxo na UE custa por lá balúrdios. Podemos lá chegar e trabalhar, especialmente no Inverno e na Primavera. Além da carrinha para o material de trabalho, deves ter uma caravana onde possam dormir uns 5 amigos e uma moto, que vai pendurada na caravana.

Primeiro deves ter a equipa e fotografar algum trabalho que já tenham feito por cá, com uma carta do proprietário a elogiar o resultado. Ponha isto num site da net, em Inglês e mais alguma língua, Francês, se possível Alemão. Visite as marinas do Norte da França, Bélgica.

“Precisas pelo tablet, acesso aos distribuidores dessas peças e aos catálogos digitais dos principais fabricantes de motor, computador de bordo, radar, rádio”

 

Holanda, Alemanha e mesmo Sul do Reino Unido. Distribua em papel a info que puseste na net. Peça para apresentar um orçamento para os donos ou administradores de iates que por lá estejam. Não ponha lucro nessas primeiras ofertas, pois precisas de referências lá fora. Assim que obtiver um OK, peça a sua equipa para vir àquela marina com a caravana e a carrinha, já prontos para agir. Encomendas as peças direto dos distribuidores no país onde obtiveres o OK.

A equipa terá que trabalhar umas 11 ou 12h por dia, pois quanto mais rápido, mais satisfeito fica o cliente. E estar disposta a complementar o trabalho com algo que não foi diagnosticado, mas necessário.

MAIS DETALHES? Leia COMO SAIR DA CRISE – B, cap.13!

geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo