Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Meia centena de estudantes internacionais chegam ao Alto Minho pela ‘mão’ do IPVC

Chegada de Estudantes a Viana

Estudantes macaenses e cabo-verdianos encontram-se na cidade para o contacto com a Língua e Cultura Portuguesas e para a frequência do Mestrado em Educação Artística da ESE-IPVC.

Um curso de verão para a aprendizagem da língua portuguesa e o contacto com as culturas, artísticas e patrimoniais do país, são algumas das atividades programadas para os vinte e cinco estudantes que chegaram esta terça-feira, 26 de julho, a Viana do Castelo, para serem recebidos no Instituto Politécnico do Castelo [IPVC] e aí permanecerem pelo período de uma semana, até ao dia 03 de agosto.

A par dos jovens finalistas do ensino secundário, oriundos de Escolas Luso-Chinesas de Macau, foram também recebidos vinte e três alunos de Cabo-Verde, na sua maioria professores nas áreas artísticas, de educadores de Infância e de professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do protocolo celebrado com o Instituto Universitário de Educação [IUE] de Cabo-Verde para formação pós-graduada e avançada (mestrados) para professores  cabo-verdianos, e formadores que lá lecionam, e que prevê a frequência do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do IPVC.

Para os vinte e cinco jovens de Macau, acompanhados de uma professora, foi programado um vasto programa cultural, que contempla a visita a diversos pontos de referência patrimonial na capital do distrito da região, com incursões previstas a Melgaço, Valença e Ponte de Lima, bem como visitas às cidades de Braga, Guimarães e Porto, para igualmente conhecerem algumas das referências culturais daquelas cidades do Norte do país.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O programa prevê ainda um plano de formação para a aprendizagem da Língua e Cultura Portuguesas, com forte componente prática. Segundo Florbela Correia, Vice-Presidente do Politécnico de Viana e Coordenadora do Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional, “a visita deste grupo de estudantes tem como objetivos principais o contacto com a língua e cultura portuguesas, visitas/viagens de estudo de índole científica, cultural e patrimonial, bem como  atividades culturais, com especial incidência nas áreas de turismo, gastronomia e arte, e, ainda, de natureza desportiva” esclarece a propósito.

PUB

“O curso de verão traduz indubitavelmente o apoio do Governo de Macau no que concerne a aprendizagem da Língua Portuguesa e o facto dos estudantes estarem deveras recetivos a essa aquisição da língua e cultura lusitana”, sublinha ainda Florbela Correia.

Os dois grupos foram recebidos na Câmara Municipal de Viana do Castelo, no dia 26, pela Vereadora da Cultura, Educação e Turismo, Maria José Guerreiro, acompanhados pela Vice-Presidente do IPVC, Florbela Correia, e pelo Docente e Coordenador do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana.

PUB

Ao longo da semana, quer os jovens de Macau, quer os de Cabo-Verde,  encontram-se alojados na Residência de Estudantes do Centro Académico dos Serviços de Acção Social do IPVC.

Recorde-se que o grupo de estudantes de Macau acaba de chegar de uma estadia em Bragança, depois de terem sido igualmente recebidos pelo Politécnico local, no âmbito da mesma iniciativa.O percurso da visita desses mesmos estudantes termina em Lisboa, tendo localmente o apoio da Fundação Jorge Álvares e a colaboração do Oceanário, do Centro Científico e Cultural de Macau e da RTP.

PUB

Recorde-se que o IPVC tem apostado fortemente em parcerias internacionais, nomeadamente com instituições de ensino superior chinesas, entre outras, demonstrando claramente a sua evolução no que respeita a internacionalização da instituição.

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas