Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

“O Mundo A Dançar” no Alto Minho e na Galiza

Organizado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, o 32º FolkMonção “O Mundo a Dançar” decorre entre 30 de julho e 7 de agosto com a participação de grupos de 9 países de 4 continentes, prevendo-se atuações em 9 concelhos do Alto Minho e 2 da Galiza. Festival envolve cerca de meio milhar de participantes, que ficam alojados na EB 2.3 de Monção, e mais de uma centena de voluntários.

O 32º Folk Monção “O Mundo a Dançar” realiza-se entre os dias 30 de julho e 7 de agosto com a participação de grupos do Chile, México, Peru, Portugal, Quénia, Rússia, Tailândia, Taiwan e Yakutia e atuações em 9 concelhos do Alto Minho, exceção é Viana do Castelo, e 2 da Galiza, Salvaterra de Miño e Vilanova de Arousa.  

Considerado um dos melhores do país, este festival reuniu, de acordo com a organização, mais de 100 mil pessoas nas várias atuações da última edição. Este ano, o objetivo é manter o mesmo número de público e a qualidade dos espetáculos. Como sempre, as entradas são gratuitas.

Participa cerca de meio milhar de elementos dos agrupamentos presentes e 120 voluntários que servirão como interpretes e guias durante o festival. O trabalho voluntário já começou com a colocação de camas individuais na EB 2.3 de Monção, local onde os grupos ficarão instalados.

PUB

No concelho de Monção, o programa compreende três espetáculos: Gala D`Aliança, 30 de julho, domingo, pelas 20h00 em Ponte do Mouro, Gala Deu-la-Deu, 1 de agosto, terça-feira, pelas 22h00, Praça Deu-la-Deu. Gala do Alvarinho/Encerramento, 6 de agosto, domingo, pelas 22h00, Praça Deu-la-Deu. Os restantes concelhos recebem um espetáculo.

No dia 30 de julho, domingo, pelas 22h30, decorreu um convívio entre grupos e convidados com atuação do Grupo Popular “Os Teimosos” e a fadista Ana Ferreira. No dia 1 de agosto, terça-feira, pelas 11h00, no Museu do Alvarinho, teve lugar a receção oficial pelo Município de Monção. No dia 3 de agosto, quinta-feira, pelas 10h00, desfile pela feira semanal e ruas do centro histórico.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O Folk Monção “O Mundo a Dançar”, um dos momentos mais altos do verão cultural monçanense, foi reconhecido pelo C.I.O.F.F. (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de Artes Tradicionais, estatuto B da UNESCO), em 2006, pelo C.I.D. (Conselho Internacional de Dança), em 2005, e pela I.O.V. (Organização Internacional das Artes Populares), em 2004.

 

PUB

 

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas