O que li sobre o espirro

[[{“fid”:”60143″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”António Cunha 1″,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”António Cunha 1″,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”António Cunha 1″,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”António Cunha 1″,”external_url”:””}},”attributes”:{“alt”:”António Cunha 1″,”title”:”António Cunha 1″,”height”:”175″,”width”:”172″,”class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

António J. C. da Cunha

Empresário luso-brasileiro no Rio de Janeiro *

w

Nestes dias frios do inverno no Rio de Janeiro, ao ser acometido por várias crises decidi-me pela pesquisa sobre o espirro. Com tantas curiosidades sobre o assunto, sirvo-me para repassa-las para os leitores do Jornal Minho Digital.

w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O espirro é uma reação involuntária de nosso organismo na presença de partículas ou micróbios que causam irritação.

w

[[{“fid”:”63315″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“3”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”3″}}]]

Espirro: um importante mecanismo de defesa do organismo

w

O espirro é uma reação involuntária de nosso organismo à presença de partículas ou micróbios que causam irritação, como poeira, pólen, ácaros, vírus, bactérias e fumaça. Atuando como um eficiente mecanismo de defesa de nosso organismo, este consiste na expulsão brusca e rápida de ar e gotículas pelo nariz e boca; muitas vezes desobstruindo o nariz.

Os mecanismos do espirro envolvem a identificação do agente irritante no nariz pelo nervo trigeminal, tendo como resposta a contração do tórax e abdome, e enchimento de ar pelos pulmões. Tal conformação faz com que o ar saia com bastante força, resultando no espirro.
w
Ele também pode ser causado por algum estímulo ótico, sendo chamado de espirro de reflexo fótico. Neste caso, a incidência de um feixe repentino de luz faz com que o nervo ótico envie sinais para o cérebro para fazer com que a retina se constrinja. Como este nervo está bem próximo do trigeminal, este último acaba recebendo parte dos sinais elétricos enviados ao cérebro, fazendo com que este órgão identifique erroneamente uma irritação nasal e… ATCHIM!!!

w

Importante
w
Caso se sinta constrangido em espirrar, um forte aperto no nariz pode impedir que ele ocorra. Mas, se por um acaso tal estratégia não for eficiente, não o evite! Como a velocidade de um espirro pode alcançar surpreendentes 160 km/h, a pressão provocada quando se prende este jato pode causar problemas, como a própria ruptura dos tímpanos.
w
Curiosidade
w
O famoso “saúde”, dito quando alguém espirra, vem da antiga crença de que este era sinônimo de mau presságio, relacionado a doenças graves.

PUB

Por Mariana Araguaia Graduada em Biologia

Equipe Brasil Escola

 w

Mas o assunto e o resultado da pesquisa continua…

w

 O espirro pode ter causas distintas, mas é sempre involuntário e é uma forma de proteção para o organismo

Espirro é uma reação involuntária de expulsar ar do organismo. A função do espirro (nome popular para a esternutação) é ser um mecanismo de defesa que ajuda a eliminar corpos estranhos, como pólen, poeira e ácaros, do nariz ou da garganta. Por isso, muitas vezes acontece de repente, sem aviso prévio. Embora possa ser um incômodo, principalmente quando acontece várias vezes seguidas, o espirro não costuma afetar a qualidade de vida nem ser sintoma de qualquer problema de saúde grave.

w

O que causa o espirro?

w

Parte do trabalho do nariz é filtrar o ar que respiramos, para que não sejam inspiradas substâncias estranhas, como sujeiras e bactérias. Na maioria dos casos, o nariz retém essa sujeira e bactérias no muco. O estômago então digere o muco, neutralizando qualquer invasor potencialmente prejudicial.

O nervo trigêmeo é responsável pelo controle motor e pelas sensações faciais. Com essas habilidades, esse nervo é capaz de identificar irritações causadas por substâncias estranhas nas vias respiratórias que estejam irritando as mucosas sensíveis do nariz e da garganta e desencadear uma resposta para expulsar tais substâncias. Assim, o espirro acontece com a contração dos músculos das costas e do abdômen, expelindo o ar em uma velocidade que pode chegar a 160 Km/h.

A proximidade do nervo óptico com o trigêmeo é o que nos faz fechar os olhos ao espirrar. Essa proximidade também é a responsável pela vontade de espirrar que algumas pessoas sentem ao olhar diretamente para uma fonte de luz, pois a informação recebida pelo cérebro para contrair as pupilas e proteger nossa visão pode ser “confundida”, o que provoca o espirro.

w

O espirro pode ser desencadeado por:

  • Alérgenos
  • Vírus, como o resfriado comum ou gripe
  • Irritantes nasais
  • Inalação de corticosteroides através de um spray nasal
  • Retirada de algum remédio de uso contínuo

w

Alergias

w

As alergias são uma condição extremamente comum causada pela resposta do organismo a agentes estranhos. Em circunstâncias normais, o sistema imunológico protege contra invasores prejudiciais, como bactérias e vírus causadores de doenças.

Em caso de alergia, o sistema imunológico identifica organismos tipicamente inofensivos como ameaças, podendo fazer você ter uma crise de espirros na tentativa de expulsar esses agentes.

w

Infecções

w

Infecções causadas por vírus como o resfriado e gripe também podem fazer você espirrar. Existem mais de 200 vírus diferentes que podem causar o resfriado comum. No entanto, a maioria dos resfriados é o resultado do rinovírus.

w

Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma PNUMA

Causas menos comuns:

Outras causas menos comuns do espirro incluem:

  • Trauma no nariz
  • Abstinência de certos medicamentos, como narcóticos opioides
  • Inalação de substâncias irritantes, incluindo poeira e pimenta
  • Inalar ar frio
  • Espirros com sangue podem resultar do rompimento de pequenos vasos sanguíneos do nariz

w

Os sprays nasais que possuem corticosteróide reduzem a inflamação nas vias nasais e diminuem a frequência dos espirros. Pessoas com alergias costumam usar esses sprays.

w

Como evitar espirros

w

Em casos de surtos e epidemias de novos vírus gripais, ao apresentar os primeiros sintomas, é preciso procurar ajuda médica utilizando máscara e álcool gel nas mãos. Já no dia a dia comum (quando não há surtos e pandemias de gripes), uma das melhores maneiras de evitar o espirro é evitar os agentes que causam irritação.

Troque os filtros do ar-condicionado para manter o sistema de filtragem funcionando corretamente. Se você tem cachorros de estimação e espirra frequentemente, considere tosá-los, além de limpar e higienizar regularmente os móveis.

Mate os ácaros presentes nos lençóis e outras roupas de cama lavando-os com água quente ou com água a mais de 54,4 ° C. Você também pode optar por comprar uma máquina de filtragem de ar para limpar o ar em sua casa.Em casos extremos, pode ser necessário verificar se há esporos de mofo na casa, o que pode estar causando espirros. Se o mofo tiver infestado sua casa, você pode precisar se mudar.

w

O que é bolor e por que ele é perigoso?

w

Trate as causas subjacentes do espirro.

Se o espirro for resultado de alergia ou infecção, você e sua médica ou médico poderão trabalhar juntos para tratar a causa e resolver o problema. Se uma alergia é a causa do espirro, o primeiro passo será evitar alérgenos conhecidos. O seu médico ou médica ensinará como reconhecer esses alérgenos, para que você fique longe deles, e em alguns casos poderão indicar algum medicamento para lidar com as crises.

Se você tiver uma infecção, como resfriado ou gripe comum, suas opções de tratamento são mais limitadas. Nenhum antibiótico é eficaz no tratamento dos vírus que causam resfriados e gripes.

Você pode usar um spray nasal para aliviar o congestionamento nariz ou a coriza; ou pode tomar um medicamento antiviral para acelerar o tempo de recuperação se estiver com gripe. Você deve descansar bastante e beber uitos líquidos para ajudar seu corpo a se recuperar mais rapidamente.

w

Cuidado ao espirrar

w

Ao espirrar, cubra sempre o nariz e a boca com a parte interna do braço. Assim você evita contágio em maiores proporções. Em caso de pandemias e surtos de gripes de novos vírus, mantenha isolamento, use máscara, lave as mãos com água e sabão com frequência, use álcool gel e procure ajuda médica.

w

*

Natural da Freguesia de Geraz do Minho (Minho/Portugal)

Academia Duquecaxiense de Letras e Artes

Associado do Rotary Club Duque de Caxias – Distrito 4571

Membro da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Membro da CPA/UNIGRANRIO

Diretor Proprietário da Distribuidora de Material Escolar Caxias Ltda

  Partilhar este artigo