O Município de Ponte de Lima associa-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com um programa vasto e eclético a desenvolver ao longo do ano, em vários serviços e espaços culturais.
Para assinalar esta efeméride, no dia 27 de abril, promove a palestra Celebrar 5o Anos de ABRIL – da Fotografia à Literatura, que vai decorrer no auditório dos Paços do Concelho, das 9h30 às 12h30, com Luísa Magalhães e Cândido Oliveira Martins, dois oradores, docentes e investigadores na Universidade Católica Portuguesa, nas áreas da Comunicação / Jornalismo e dos Estudos da Literatura / Cultura, respetivamente.
Impõe-se, assim, a celebração condigna de um acontecimento marcante do Portugal contemporâneo, enquanto estado de direito democrático. Neste espírito, é muito oportuno refletir sobre o modo como a Revolução de 1974 foi transmitida através da fotografia e do jornalismo, dando-nos a conhecer a esperada Revolução; e, ao mesmo tempo, refletir também sobre a Literatura que se publicou logo após-abril, celebrando a profunda mudança política, social e cultural de um país sem censura e em liberdade. Por outras palavras, meio século depois, importa evocar as imagens e as palavras que marcaram e imortalizaram a Revolução de Abril, representando-a para sempre no nosso imaginário coletivo.
Esta ação é dirigida a todos os interessados nesta temática, reunindo condições para ser acreditada como ação de formação de curta duração para docentes.
PUBDe entrada livre e gratuita carece de inscrição em https://www.cm-pontedelima.pt/pages/1758.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
Sobre os oradores
Cândido Oliveira Martins – Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa (Braga), na área dos Estudos Literários e da Cultura. É investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH). Coordenou cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Integrou a Direção da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), como Editor responsável do portal web Plataforma 9. Tem publicados vários livros; artigos em revistas internacionais; além de algumas edições literárias de autores da Literatura Portuguesa, como Camilo Castelo Branco, António Feijó ou Digo Bernardes (com fixação do texto, introdução e notas). Entre outras publicações mais recentes, destaca-se a edição crítica da obra completa de Maria Ondina Braga, com Isabel Mateus, pela IN-CM (em curso de publicação); e a co-edição dos volumes temáticos: com Luísa Magalhães, Masks and Human Connections: Disruptive Meanings and Cultural Challenges (Palgrave / Springer, 2023); e com Nazaré Torrão, The Power of the Image in the Work of Lídia Jorge (Peter Lang, 2023). É membro da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e da Associação Portuguesa de Críticos Literários (APCL).
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Luísa Magalhães (Braga, 1964) – é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, onde foi docente na área científica das Ciências da Comunicação, entre 1993 e 2006. Exerce actualmente funções docentes na Universidade Católica Portuguesa, onde chegou em 2007, leccionando na licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais. É investigadora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH – UCP) e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (UM). Pertence à Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e é membro da ECREA – European Communication Research and Education Association.