Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

A prova mais dura e bela do mundo está de volta neste fim-de-semana: Gerês Extreme Marathon®!

Parque Nacional Peneda-Gerês volta a servir de cenário para a 5ª edição da prova de estrada mais dura do mundo. É já este fim-de-semana, dias 1 e 2 de dezembro que milhares de atletas, de 11 nacionalidades, enfrentam a severidade da montanha, onde não faltarão também os cenários incríveis desta região minhota.

Organizado pela Carlos Sá Nature Events, com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, este evento de sucesso junta os aficionados pelo desporto, Natureza, saúde e bem-estar, que queiram correr no Gerês.

No sábado, dia 1 de dezembro de 2018 decorrerá a 2ª edição da Extreme Mile, que terá uma inclinação média de 35% e 525 m D+ em apenas 1 milha (1.61 Km). Ainda neste dia, a partir das 15h, a aldeia comunitária da Ermida, a ATACE – Associação Turística da Aldeia Comunitária da Ermida – levará a cabo um vasto programa de atividades, que dará aos visitantes a possibilidade de conhecer as práticas comunitárias ancestrais que são características daquela aldeia.

Mediante inscrição, os participantes poderão assistir à “Chegada da Rês”, o momento em que o gado caprino chegava à aldeia, trazido pelo pastor, depois de ter estado a pastar no alto do monte, assim como a “Apanha e o Enfarne da Azeitona” e o “Chamado do Povo”. A gastronomia da região também estará em destaque, e os participantes poderão degustar as típicas “bôla de carne e de sardinha”, fazer provas de mel, doces, marmelada e chá, acompanhadas de broa de milho, e ao jantar será servida a tradicional “sopa do pote”, para reconfortar os “Extreme Runners”.

PUB

No dia seguinte, domingo, 2 de dezembro, terão lugar as provas de competição:

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

42 km, 42 km em estafetas, 21 km e 13 km, todas com partida e chegada no centro da Vila do Gerês.

Quem se quiser aventurar a tentar chegar ao pódio, terá de “andar da perna”, pois os recordes da maratona a superar pertencem, no setor masculino, ao búlgaro Mihail Lalev com a marca 02:48:13 e, no setor feminino, à atleta nacional Fátima Melo com a marca 03:20:44. Mário Elson já anunciou ser este o seu principal objetivo da época: não só vencer esta fantástica prova, como pulverizar o seu recorde.

PUB

 

Como já vem sendo habitual em anos anteriores, haverá ainda uma plantação de árvores na aldeia da Ermida, de modo a minimizar o impacto ambiental deste tipo de eventos.

 

PUB

Toda a informação necessária e programa do evento:

Site: https://www.carlossanatureevents.com/pt/gema

Facebook: https://www.facebook.com/GeresMarathon/

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas