Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Templo do Coração de Jesus elevado a Santuário Diocesano

Igreja de Santa Luzia

O cimo do monte de Santa Luzia, na cidade de Viana do Castelo, vai acolher, nos dias 19 e 21 de junho, as celebrações da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

No dia 19, sexta-feira, Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, haverá o habitual encontro sacerdotal, que decorrerá “dentro das normas de segurança”. Pelas 10h30, vai realizar-se a Eucaristia que inclui a renovação das promessas sacerdotais, bênção do óleo dos Enfermos e Catecúmenos e consagração do óleo do Crisma – isto porque não foi possível realizar a celebração na Quinta-Feira Santa.

O dia ficará ainda marcado pela assinatura do decreto de ereção canónica do Templo do Sagrado Coração de Jesus a Santuário Diocesano.

Já no dia 21 de junho, como não é possível realizar a peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, em conformidade com o Arcipreste, será celebrada a eucaristia às 11h00, no Parque das Tílias. Os sacerdotes devem fazer a inscrição para os dois dias, na Cúria Diocesana.

PUB

Comumente chamado de igreja de Santa Luzia, o padroeiro do monumento é, contudo, o Sagrado Coração de Jesus. Historicamente, os vianenses já lhe eram devotos desde 1743.

No entanto, é em 1918, durante a pandemia pneumónica, que a cidade se consagra ao Sagrado Coração de Jesus. Aterrorizados com a violência do surto, e chorosos com a perda de tantos que tinham perecido, os vianenses prometem subir anualmente em peregrinação ao monte de Santa Luzia, se mais nenhuma vida fosse tirada. Cessada a mortandade, os habitantes cumprem a sua promessa, e começam, em 1920, a rumar monte acima, anualmente. O templo, esse, já estava em construção desde 1904.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Até aos dias de hoje se cumpre a promessa, com uma peregrinação desde a cidade até ao cimo do monte, no domingo mais próximo da festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus. Este ano, a pandemia do Covid-19 impede a realização da peregrinação nos moldes habituais.

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas