Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

«Verdadeiro e simplista» – assim se define o artista Mário Garrido

O artista Mário Garrido

O seu nome, assim como a sua arte, são já sobejamente conhecidos no concelho de Caminha, mas também noutros locais do país. É um autodidacta e refere que , apesar de esta não ser a sua actividade principal e expondo-se desde 1981, com alguma doçura que «como vocação creio que desde que nasci».

A simplicidade é a sua principal característica e define a sua obra, e escolhendo um adjectivo Mário Garrido  assinala que o «“expressionista” quase na totalidade das suas vertentes». Verdadeiro e simplista é como gosta que o público o veja e na obra como «O trabalho e a imaginação, será o que mais me interessa na caracterização da minha obra».

                            Antes do pecado

PUB

                            Cristo

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Nas suas obras a mensagem está sempre relacionada com a obra apresentada. Como trabalha por séries, cada fase pretende interagir com o espectador e “pretensiosamente” sugere a mensagem que influencia cada série.

No futuro, este artista já tem agenda.  Assim, neste momento estão na forja três séries para três exposições a determinar. Mas para ele «não há pressa… com a idade aprende-se a esperar», afirma com enorme seguridade Mário Garrido.

PUB

                           Minha casa

PUB

                           Adão e Eva

Sendo este artista de Caminha, o Minho Digital questionou-o sobre a vida dos artistas do concelho e do que fazem, e é peremptório em dizer que os apoios «não falta, mas que nunca é demais, porque uma sociedade sem Cultura é uma sociedade manobrável intelectualmente. Destaca o apoio da Câmara Municipal de Caminha na cedência da galeria municipal e da sala do museu para os artistas efectuarem as suas exposições, e ainda a recente associação Caminharte e espaços alternativos como o After Eight em Caminha.

É com um brilho nos olhos e algo de poético que se refere à sua carreira desta forma:« A navegar ao vento que lhe proponho…»

 

PUB

                      A Bela Adormecida

                      Pincepezinho

 

NOTA BIOGRÁFICA

Nasceu em Luanda, Angola e há mais de trinta e cinco anos que reside em Caminha.

Autodidacta, tem como áreas de intervenção a pintura, o desenho, a escultura e a arquitectura.

Expõe individualmente e colectivamente desde 1981 e teve como “mestres” e professores, pintores e escultores como Aníbal Alcino, Álvaro Rocha, Jaime Azinheira, Álvaro Torres entre outros.

Como influências guarda Gustav Klimt, Bual, Júlio Pomar, Eduardo Luís.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas