Viana do Castelo inaugurou Centro de Inteligência Territorial

Ontem, a cidade celebrou a inauguração do Centro de Inteligência Territorial (CIT), uma iniciativa liderada pelo Data CoLAB. O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.


O CIT, é uma plataforma que integra e analisa dados de maneira eficiente, alinhada com as estratégias nacionais e europeias. O seu objetivo é impulsionar a transformação digital do território, consolidando informações diversas e oferecendo suporte sólido para tomadas de decisão estratégicas.

 

PUB

 

Este centro proporcionará um serviço completo de Data as a Service (DaaS), utilizando avançadas ferramentas de Business Intelligence (BI) para integrar e analisar dados de múltiplas fontes. A plataforma será um recurso vital para fornecer insights valiosos em áreas-chave, facilitando respostas rápidas e eficazes às necessidades da comunidade e da gestão municipal.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

Durante a cerimônia de inauguração, Luís Nobre, em nome do CIT, destacou a colaboração frutífera entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Câmara Municipal e o Data CoLAB, que possibilitou investimentos significativos em infraestrutura tecnológica: “percecionar a nossa condição e nos levaram a investimentos nas infraestruturas tecnológicas que atingem os 500 mil euros para enfrentar o desafio de modelo de cidade de futuro com políticas de alavanca de uma nova governança”.

PUB

 

 

PUB

O Secretário de Estado, Mário Campolargo, mencionou: “é uma preocupação em transferir conhecimento e difundir informação de base que é fundamental para os municípios para promover a qualidade de vida dos cidadãos”.

O Data CoLAB, inaugurado em junho de 2023, já possui delegações em Coimbra e Lisboa, demonstrando o seu compromisso com o desenvolvimento e inovação em todo o país.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas