26 títulos honoríficos em destaque no 176.º aniversário de elevação de Viana do Castelo da cidade

O Teatro Municipal Sá de Miranda foi palco da Sessão Solene do Dia da Cidade em Viana do Castelo, um evento marcado pela atribuição de títulos honoríficos a indivíduos, instituições e empresas que se destacam pelo seu serviço notável à cidade, ao país e ao mundo. 


O Presidente da Câmara Municipal, aproveitou o discurso de abertura para destacar a importância da regionalização e refletir sobre os 50 anos do 25 de Abril. Luís Nobre também enfatizou a necessidade da regionalização como um passo crucial para promover o desenvolvimento e a equidade em todo o território nacional. Além disso, reafirmou a importância dos valores do 25 de Abril e prestou homenagem àqueles que lutam por esses valores, destacando a importância do Poder Local Democrático nesse contexto.

Durante a cerimônia, foram concedidos vários títulos honoríficos, reconhecendo a contribuição significativa de várias personalidades.

O título “Cidadão de Honra”, foi entregue a: José Maria da Costa Reis Ribeiro, Adriano António de Azevedo Pereira de Magalhães, Luís Gonzaga Coelho Villas-Boas Rebelo Marques e António da Silva Parente. O galardão de “Cidadão Honorário” foi atribuído a Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão. O título de “Cidadão de Mérito” foi entregue a:  Maria da Conceição Gonçalves Mesquita Ribeiro, Antonio da Conceiçao Alves Franco Araújo de Sousa, Manuel da Cunha Araújo, Nelson Pereira Freitas, Matias de Barros, João Eduardo Gavinho Chavarria, Luciano José Quintas Moure, Rogério de Sousa Gonçalves, Eva Palma Parente Viana da Silva, Monsenhor Sebastião Pires Ferreira.

Relativamente à premiação “Instituições de Mérito”, foram distinguidas: Assembleia Vianense, Associação de Futebol de Viana do Castelo, Hinoportuna – Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Associação dos Antigos Alunos da Escola Técnica de Viana do astelo, Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha e Escola superior de Saúde de Viana do Castelo.

Como “Empresas de Mérito”, foram distinguidas: Café das Neves, Casa Salgado, Mármores Longarito, Hotel do Parque e Luís Moedas.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A cerimônia foi uma oportunidade para celebrar a história e os valores de Viana do Castelo, marcando o 20 de Janeiro de 1848, quando a Vila de Viana da Foz do Lima foi elevada à categoria de cidade e renomeada como Viana do Castelo em reconhecimento à coragem e lealdade demonstradas pela guarnição do Castelo de Santiago da Barra.

  Partilhar este artigo

5 comentários

  1. Na fase de manutenção/descida, da Liga 3: Vianense vai ao Anadia, 18/2, recebe a Sanjoanense, a 25/2, e o Trofense, a 3/3, vai ao Canelas 2010, a 10/3, e ao Fafe, a 17/3.
    Na segunda volta a 30/3 recebe o Anadia, indo ai Sanjoanense, a 7/4, e ao Trofense, a 14/4, recebendo o Canelas 2010, a 27/4, e o Fafe, a 5/5.

  2. Nomes dos gloriosos jogadores da Liga 3, não interessam, Redacção?
    Só glória na subida.
    E na luta pela manutenção.
    Descem dois.
    Luta na União.
    Vianense não vai descer…

  3. DESIDÉRIO e …
    E agora…
    Foram os primeiros em antiguidade activa.
    Agora é um dragão que teve pai, no Volebol e, tem, filho, na equipa médica, sendo cerveirenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
carolina.castro.2002@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Viana

Junte-se a nós todas as semanas