Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Ponte da Barca, 506 anos de dignidade histórica

a5

No dia 24 de outubro, Ponte da Barca comemorou os 506 anos do Foral de D. Manuel I às Terras da Nóbrega, naquilo que constituíu uma cerimónia célebre no marco do Dia do Município e que enalteceu o bom nome da Terra de Fernão Magalhães e as suas nobres e talentosas gentes.

 

O átrio dos Paços do Concelho encheu-se na noite de quinta-feira para receber os muitos barquenses,  que se juntaram para assistir à cerimónia de entrega de Medalhas de Honra, de Mérito Municipal Social, Económico, Desportivo e de bons serviços a várias personalidades do concelho barquense e diversos trabalhadores da autarquia que laboram há já alguns anos, ao serviço da população.

São 506 anos de história e, por isso, o Executivo fez questão de comemorar não só a atribuição do Foral de D. Manuel I às Terras da Nóbrega, outorgado a 24 de outubro de 1513, mas também honrar as instituições e os funcionários que, dia-a-dia, trabalham com afinco para transformar Ponte da Barca num concelho de referência e de excelência. 

PUB

As comemorações do Dia do Município iniciaram-se na manhã de quinta-feira com o já tradicional hastear da bandeira, acompanhado pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, seguido de um ato inédito – o descerrar das bandeiras das 25 freguesias que compõem o Concelho, as quais ficaram expostas nos Paços do Concelho.

O dia culminou com a sessão solene e atribuição de Medalhas a diversas empresas, personalidades e funcionários da autarquia, numa cerimónia sentida e cheia de significado. “Celebrar Ponte da Barca é elevar o nosso Município a uma dimensão que transcende a sua dimensão histórica, constituindo-se como um tributo às mulheres e aos homens que dedicam o seu esforço, determinação, ambição e coragem, no sentido de dotar a nossa terra dos recursos, competências e sinergias, que nos permitirão ambicionar atingir patamares mais elevados de afirmação num contexto de desenvolvimento sustentado; na criação de condições objetivas para uma economia local saudável e para a definição de níveis de excelência nas áreas educativa e sociocultural, rumo a um futuro que pretendemos deixar aos nosso filhos como herança, da qual nos possamos orgulhar” – ressalvou o autarca, Augusto Marinho.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Nesta sessão foram atribuídas, de igual forma, Medalha de Honra ( a título póstumo) a Fernão Magalhães e também à Guarda Nacional Republicana (GNR), atribuições honrosas que mereceram os aplausos fervorosos de todos quantos assitiram à cerimónia. 

Vídeo:

PUB

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas