Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Lions Clube de Vila Praia de Âncora honrou importância da Língua Portuguesa

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora promoveu uma sessão comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa, no sábado, dia 6 de maio, no auditório municipal Ramos Pereira em Vila Praia de Âncora, que juntou vários especialistas da língua e uma plateia de 70 pessoas.

Do programa constou a abordagem da língua portuguesa sob diversos prismas:

– O canto, com o Orfeão de Vila Praia de Âncora;

– A poesia, com a Prof.ª Maria da Luz Magalhães Colaço e com declamação de Dr. Leandro Neves de Matos;

PUB

– A prosa, com a Dra. Maria Fernanda Santos;

– Os Lions cultores da Língua Portuguesa – Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, com o escritor e editor Dr. Manuel S. Fonseca, da Editora “Guerra & Paz”; e

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

– O Poder da Língua Portuguesa, com o Professor Universitário e Linguísta Dr. Marco Neves, Autor do Atlas Histórico da Escrita.

PUB

Sessão de abertura presidida pela Presidente do Clube Rosa Virgínia Magalhães, com Dra. Isabel Moreira (esquerda) e Governador Georgy Glushik

 

Seguiu-se um momento de debate que suscitou a participação do público e mereceu intervenções muito esclarecedoras dos palestrantes.

PUB

Como estava previsto no final da sessão foi aprovada, por unanimidade e aclamação, uma Declaração do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2023 que ficou a marcar esta sessão comemorativa.

Na sessão de abertura a Presidente do Clube, Prof.ª Rosa Virgínia Magalhães justificou a sessão pela “importância do dia comemorativo para o nosso País”. Já o Governador Lions do Distrito, Georgy Glushik, felicitou o Lions Clube pela atividade e “boa organização, como é timbre do Clube”.

Pelas entidades oficiais estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Rui Lages e o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro.

Da Comunidade estiveram representadas três associações: O Orfeão de Vila Praia de Âncora, o Nuceartes e a Academia Sénior de Caminha.

PUB

Da parte lionística estiveram representados oito Lions Clubes: Águeda, Barcelos, Esposende, Estoril Palácio, Guimarães, Ílhavo, Matosinhos e Vila de Rei.

A moderar esteve a jornalista Dra. Isabel Moreira.

 Atuação do Orfeão de Vila Praia de Âncora com o maestro Francisco Presa

 

A abrir os trabalhos esteve o Orfeão de Vila Praia de Âncora, com o seu maestro Francisco Presa, que apresentou um programa variado, muito apreciado e aplaudido, cantando cinco peças:

  1. ACORDAI, F. Lopes Graça, Gomes Ferreira;
  2. CANÇÃO DA VINDIMA, Popular, Harmonização F. Lopes Graça;
  3. ORAÇÃO DE SANTO ANTÓNIO, Popular, Harm. F. Lopes Graça;
  4. AS SETE MULHERES DO MINHO, José Afonso, Harm. António Matias; e
  5. BALADA DE OUTONO, José Afonso, Harm. José Firmino.

As intervenções restantes da Prof.ª Maria da Luz Colaço, Dr. Leandro Neves de Matos, Prof.ª Dra. Fernanda Santos, Dr. Manuel S. Fonseca e Liinguísta Prof. Doutor Marco Neves, foram muito vivas e apreciadas.

De harmonia com o programa, seguiu-se um momento de debate e, como estava previsto, no final, foi aprovada, por unanimidade e aclamação, uma Declaração do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2023 que ficou a marcar esta sessão comemorativa (ver no final).

Na sessão de encerramento a Presidente Rosa Virgínia Magalhães elogiou a “forma excelente como decorreram os trabalhos”, agradecendo à Dra. Isabel Moreira a forma “competente como moderou a sessão e redigiu a declaração final”.

O Governador Lions Georgy Glushik agradeceu o convite e “a oportunidade de fazer parte da comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa – uma iniciativa exemplarmente organizada e realizada pelos companheiros do Lions Clube de Vila Praia de Âncora”.

“Uma escolha acertada dos oradores, do local, altíssimo nível artístico, profissional e emocional dos intervenientes, fizeram com que este dia ficará na memória de todos os participantes. Foi um sucesso, parabéns!”, acrescentou o Governador do Lions.

O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Rui Lages, regozijou-se privilegiado por ter assistido a uma sessão comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa “tão rica, diversificada e de elevado nível”, felicitando os intervenientes pelo “brilhantismo das suas intervenções e o Lions Clube de Vila Praia de Âncora pela iniciativa e excelente organização”.

Intervenção do Governador Georgy Glushik

 

A terminar a Presidente do Clube entregou Diplomas de Testemunho de Reconhecimento a todos os intervenientes.

Seguiu-se uma sessão de autógrafos pelos diversos autores dos livros expostos, permitindo uma maior aproximação com o público presente.

Refira-se que o Dia 5 de Maio foi proclamado Dia Mundial da Língua Portuguesa, na 40.ª Sessão da Conferência Geral da Unesco em 2019, reconhecendo-a como uma das línguas mais difundidas no mundo e a mais falada no hemisfério sul.

É também a quarta língua mais usada no mundo, é falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes e é a quinta língua com maior número de utilizadores na internet.

LIONS CLUBE DE VILA PRAIA DE ÂNCORA COMEMOROU O DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA E APROVOU DECLARAÇÃO FINAL

 

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora comemorou o Dia Mundial da Língua Portuguesa, no dia 6 de maio de 2023, em Vila Praia de Âncora, com uma sessão pública, que teve lugar no Auditório Municipal Ramos Pereira.

Do programa constou a abordagem da língua portuguesa sob diversos prismas:

– O canto, com o Orfeão de Vila Praia de Âncora;

– A poesia, com a Prof.ª Maria da Luz Magalhães Colaço e com o Dr. Leandro Neves de Matos;

– A prosa, com a Dra. Maria Fernanda Santos;

– Os Lions cultores da Língua Portuguesa – Prémio Literário Lions, com o escritor e editor Dr. Manuel S. Fonseca da Editora “Guerra & Paz”; e

– O Poder da Língua Portuguesa, com o Professor Universitário e Linguísta Dr. Marco Neves, Autor do Atlas Histórico da Escrita.

Das intervenções havidas que foram muito ricas e do debate suscitado, foi aprovada, no final, a seguinte

DECLARAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA 2023

  1. A proclamação do dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, na 40.ª Sessão da Conferência Geral da Unesco em 2019, foi uma decisão de grande importância para a Língua Portuguesa e para as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo;
  2. A Língua Portuguesa é hoje reconhecida como uma das línguas mais difundidas no mundo e uma das mais faladas no hemisfério sul;
  3. Este Dia constitui uma oportunidade para sensibilizar a comunidade para a história, a cultura e a utilização correta da língua portuguesa, sendo um grande dia para os escritores, pensadores e falantes em Português;
  4. Tal decisão deve consciencializar o Governo Português para criar incentivos de apoio à Língua Portuguesa em Portugal e no Mundo, de modo especial, nos países onde existem comunidades portuguesas;
  5. Também o Acordo Ortográfico de 1990 foi abordado e alvo de critica pelos presentes, que colocaram em evidência a sua inutilidade, tendo sido consensual a recomendação ao Governo Português para que promova a sua análise e discussão com vista a uma eventual revisão do documento; e
  6. Pela importância desta efeméride o Dia Mundial da Língua Portuguesa deve ser comemorado pela sociedade civil e pelas instituições públicas portuguesas com o devido relevo, constituindo um exemplo esta iniciativa do Lions Clube de Vila Praia de Âncora.

 

(Declaração aprovada por unanimidade e aclamação em 06.05.2023 em Vila Praia de Âncora)

PUB
  Partilhar este artigo

1 comentário

  1. Participei neste momento, único e de elevado vigor intelectual.
    Celebrar a língua portuguesa, desta forma e deste jeito, assume a dignidade que lhe está intrínseca.
    Só posso aplaudir a sua organização, ponderada e aturada e, sobretudo gradecer, a oportunidade que concedida.
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas