Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Formação em Educação Física no 1º Ciclo

Formação em Educação Física

Terminou a Ação de Formação sobre Pedagogia e Didática da Educação Física (EF) no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), que decorreu entre abril e maio, em sistema b-learning, com aulas online e aulas práticas presenciais na Escola do Carmo.

 

Participaram duas turmas de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Viana do Castelo, sob a tutela do Centro de Formação Continua de Viana do Castelo e com orientação do formador Ezequiel Vale, docente do ensino secundário, mas com formação e reconhecida experiência nesta área.

É unanimemente reconhecida a importância da Atividade Motora e do Jogo no desenvolvimento integral da criança. É na faixa dos 6 aos 10 anos que as aprendizagens motoras devem ser aprendidas e consolidadas, através de uma estimulação organizada, multilateral, inclusa e eclética.

PUB

No entanto, é do conhecimento geral que, no nosso país, a Área da Educação Física no 1º CEB ainda não é lecionada por muitos docentes de acordo com o Programa Nacional do Ministério da Educação.

O presente curso pretendeu ajudar os professores do 1º CEB participantes a obter competências complementares à sua formação inicial nesta área. Foi possível explorar e compreender o grau de acessibilidade dos objetivos do Programa, através de situações práticas e de prática pedagógica.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Ao sistema educativo compete criar condições apropriadas, de orientação técnico-pedagógica, que permitam aulas regulares semanais de Educação Física no 1º Ciclo. O atual governo, com a publicação do decreto decreto-lei 55/2018 e com várias medidas e intervenções públicas realizadas, tem contribuído de forma significativa para a valorização desta área disciplinar. Disciplina esta, que integra obrigatoriamente o currículo escolar do 1º ao 12º ano de escolaridade.

São vários os Agrupamentos que já começaram a implementar a coadjuvação em EF no 1º Ciclo, para que todos os alunos possam beneficiar de condições similares no cumprimento do currículo nesta disciplina.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas