Todos sabemos o quanto exigente é a modalidade do remo e como os atletas necessitam das suas maiores performances para a exigência das competições. Agora, imagine com a bravura do mar e todas as suas contingências a ser mais uma prova para os remadores. Aconteceu em Moledo, no passado dia 22 com o 1º Open de Remo com a organização do Sporting Clube Caminhense.
Fotos: Rui Fernandes
Este clube sendo um dos embaixadores do remo em Portugal concretizou assim um dos seus objectivos, isto é, lançar-se nesta modalidade de remo do mar que começa agora a dar os seus primeiros passos. E a primeira edição e inserção neste ambiente do mar não poderia ter corrido melhor, segundo nos avançou um dirigente deste clube, referindo que foi um «evento espectacular, repleto de emoções e adrenalina que acabaria por vencer tanto na prova de masculinos como de femininos». A prova consistia em regatas de cerca de 1500m em circuito , disputadas em mangas de 4 equipas de C2x Coastal (designação internacional para barcos de dois remadores parelhos sem timoneiro).
PUB
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
De cada manga apuravam-se apenas as equipas vencedoras que acabariam por se defrontar na final. Com o mar ligeiramente agitado e com muitas emoções à mistura, o Sporting Club Caminhense acabaria por classificar 2 equipas masculinas e 2 femininas para as finais, sendo que acabaria por vencer ambas as provas com Anthony Passos e Cláudio Rodrigues a bater a prova de masculinos e Diana Ferreira e Ângela Chevarria a vencer nas femininas.
PUBPUB
Também no pódio acabariam outras duas tripulações de caminha com Maria Alvarez e Ana Lúcia Gomes na segunda posição feminina e João Fernandes e Henrique Baixinho na terceira posição em masculinos.
PUB
Completaram os pódios a equipa da Académica (em 2º) nos masculinos e a equipa do Infante D. Henrique (em 3º) nas femininas.
Apesar do dia, em termos climatéricos, não ter estado nada apelativo, foram imensas as pessoas que se dirigiram à praia de Moledo para assistir a uma «prova com um conceito totalmente novo para quase toda a gente habituada a ver remo nas águas mais calmas do rio», segundo a organização.
Ao Sporting Clube Caminhense juntaram-se outras equipas, nomeadamente: Associação
Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira, Viana Remadores do Lima, Clube Naval
Infante D. Henrique, o Clube Remo do Miño e Clube Fluvial Vilacondense e o Sport Club
do Porto.
A bravura destes atletas ficou patente e a organização do evento fez jus à adrenalina presente na regata.
No final, realizou-se um convívio com atletas e familiares onde não faltou sardinha assada.