Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Lions Clube Vila Praia de Âncora inaugura exposição de Cabral Pinto

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora, em parceria com a Câmara Municipal de Caminha, inaugurou no passado dia 16 de fevereiro, no Museu Municipal de Caminha.

A Exposição de Pintura de Cabral Pinto “OUTRAS HISTÓRIAS CONTADAS”, com curadoria de Isabel Lima, está patente ao público até ao próximo dia 31 de março, com entrada livre, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09/13H00 e das 14/17H00.

A sessão de inauguração da Exposição foi muito concorrida e foram muitos os amigos de Cabral Pinto que estiveram presentes.

A inauguração foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, registando-se também as presenças das Vereadoras Liliana Ribeiro e Sandra Fernandes, do Autor António Cabral Pinto e sua mulher Fernanda Araújo, que também é artista plástica, da Curadora Isabel Lima e do Diretor do Museu Municipal Sérgio Cadilha.

PUB

A sessão de abertura iniciou-se com a intervenção do Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, Manuel Amial, que começou por abordar a atenção especial que a cultura merece ao seu Lions Clube, considerando que ela desempenha um papel fundamental na comunidade, promove a identidade e a diversidade, a coesão social e o desenvolvimento humano.
Referiu ainda que a cultura é um catalisador para a criatividade, inovação e expressão artística, enriquecendo a vida das pessoas e contribuindo para o crescimento económico através do turismo cultural e das indústrias criativas.
Manuel Amial falou ainda da distinção merecida ao Autor Cabral Pinto, grande homem da cultura e brilhante artista plástico, que tem o poder de despertar emoções, questionar convenções e inspirar mudanças através das suas obras, referindo ainda que é importante valorizar e dar a conhecer o trabalho destes artistas, que nos conecta com a nossa humanidade e nos convida a refletir sobre quem somos e para onde vamos.
A terminar o Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora falou da gratidão e do reconhecimento devidos, entregando ao Presidente da Câmara Municipal de Caminha, o Diploma de Menção Honrosa do Clube pelo excelente desempenho na área cultural e também em sinal de reconhecimento pelo apoio dado ao Lions Clube de Vila Praia de Âncora nas suas atividades culturais.
Manuel Amial teve idêntico gesto com o Autor Cabral Pinto, destacando o Grande Homem da Cultura, o artista plástico, professor, antigo Diretor Artístico da Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira e o Cidadão empenhado em Servir a Comunidade, entregando-lhe o respetivo Diploma de Menção Honrosa do Clube.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

De seguida usou da palavra o Presidente da Câmara, Rui Lages, que enfatizou a importância das parcerias no plano cultural e apontou como exemplo a parceria com o Lions Clube de Vila Praia de Âncora, como acontece com esta exposição de Cabral Pinto e em outras iniciativas realizadas na Galeria Guntilanis em Vila Praia de Âncora, cujas realizações têm tido enorme sucesso.

Cabral Pinto referiu de seguida que é a primeira vez que expõe no Museu Municipal de Caminha e agradeceu essa possibilidade ao Lions e à Câmara Municipal, referindo que tem uma grande ligação afetiva ao concelho de Caminha. Teceu algumas considerações sobre o seu trabalho cultural e mostrou-se muito agradado com a distinção que acabara de lhe ser entregue pelo Lions Clube de Vila Praia de Âncora.

PUB

Por fim, usou da palavra a Curadora da Exposição, Isabel Lima, destacando o brilhante currículo do artista de Cabral Pinto, nomeadamente as suas exposições no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de S. Paulo, no Museu de Gravura da Cidade de Curitiva-Brasil 91 e no Centro de Grabado da Corunha/91 e também na II Bienal de Gravura da Amadora/92, em várias edições da Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira e na Bienal Internacional de Arte de Gaia.
Recentes exposições individuais de Cabral Pinto também foram referidas por Isabel Lima, como: Galeria Barca D’Artes, Viana do Castelo/2019, Casa de Cultura Mestre José Rodrigues em Alfândega da Fé, Galeria de Arte de Caminha/2021, Galeria Amadeu Sousa Cardoso do Museu Municipal de Espinho/2022, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo/2022, Galeria Plataforma Arte e Cultura do Município de Monção/2023, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa/2023 e Galeria Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo/2024.
Referindo-se expressamente a esta Exposição patente no Museu Municipal de Caminha, Isabel Lima considerou que “o conjunto de obras apresentado, quer pela temática e expressão, quer pelas suas camadas de narrativa explícita e implícita remetem-me para o drama e complexidade da natureza humana”.
Mais adiante Isabel Lima referiu que “No seu todo, a imagem que vemos é constituída por todas estas camadas (…) que muitas veze sem nos darmos conta, subliminarmente, vai por sua vez interagir com as nossas vivências, sensibilidades e imaginários pessoais e evocar novas narrativas, as nossas, enquanto observadores e fruidores da obra de arte. Esta é a magia e o poder sedutor, mas também interventivo e comunicacional da arte. Deste modo, e de cada uma das obras, emerge uma forte componente estética e poética que adensa a narrativa global da exposição que me parece não linear mas fortemente metafórica.”

Cabral Pinto é natural de Espinho e vive em Vila Nova de Cerveira, artista plástico, professor com formação em Artes Plásticas, licenciado em Administração Escolar, tendo tido uma ligação muito forte ao Concelho de Caminha e a Vila Praia de Âncora no seu projeto educativo da Escola Profissional Tecnológica e Artística de Caminha – ETAP.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas