Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

‘Arcos com + Vida’ levou a saúde e a prevenção da doença a vários públicos

Equipa em acção

O Departamento de Saúde Pública da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, em articulação com o Município de Arcos de Valdevez, organizou, de 29 de outubro a 1 de novembro, a iniciativa ‘Arcos com + Vida’. Ao todo, 55 alunos de Medicina, de sete faculdades de país, promoveram a saúde e a prevenção da doença em lares, habitações isoladas, postos fixos (tendas), escolas, jardins de infância e espaços de diversão.

Lucas Lopes, do Porto, foi um dos futuros médicos que dinamizaram um diversificado programa que incluiu rastreios, palestras relacionadas com a saúde, o bem-estar, a alimentação, a violência no namoro e na velhice. “Esta iniciativa, para nós, é muito enriquecedora, pois permite-nos aplicar conhecimentos, interagir com colegas de diferentes pontos de Portugal, contactar com vários públicos e promover uma educação para a saúde”, disse o jovem que frequenta o 6.º ano do curso de Medicina no Hospital de S. João (Universidade do Porto).

Na tenda posicionada no Campo do Trasladário, Sara Teixeira e outros seis colegas, provenientes de Coimbra, Covilhã, Porto e Lisboa, realizaram, na manhã de 31 de outubro, rastreios ao colesterol, diabetes e hipertensão; mediram e avaliaram o peso e a massa gorda; fizeram aconselhamento nutricional e deram dicas de saúde aos “utentes” de circunstância.

PUB

Durante os quatro dias da iniciativa, este ano mais abrangente do que a pioneira ‘Aldeia Feliz’ de 2014, os alunos, divididos em várias equipas e acompanhados de monitores, visitaram cerca de duzentos idosos institucionalizados e mais de 350 crianças que frequentam o pré-escolar. Para os alunos do 4.º, 9.º e 12.º anos do Agrupamento de Escolas de Valdevez foram dinamizadas palestras intituladas “Educação para a saúde”, subordinadas a temas como a prática de estilos de vida saudáveis e a saúde reprodutiva.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O roteiro contemplou, ainda, visitas a habitações isoladas ou em situações de emergência social, devidamente sinalizadas nas freguesias de Grade, Rio Frio, Senharei, Sistelo e Soajo. De resto, a ação, apoiada pela Ordem dos Médicos, além de favorecer o acesso da população idosa a cuidados de saúde, serviu para prevenir o isolamento social deste grupo etário.

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas