Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Arcos de Valdevez: Feira da Porta do Mezio promove mundo rural

Realiza-se, no fim de semana de 18 e 19 de junho, a I Feira da Porta do Mezio. A cerimónia de inauguração oficial, que será presidida por Célia Ramos, secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, decorre no sábado, 18, por volta das 17.00.

A Porta do Mezio recebe, a partir de sábado (11.00), uma organização que, durante dois dias, promete associar o negócio à vertente lúdico-pedagógica. Nos cerca de oitenta expositores, segundo adianta o vereador Olegário Gonçalves, estarão representados diversos setores: agropecuária, gastronomia, artesanato, caça e pesca, plantas, máquinas agrícolas e turismo de natureza. Os produtos endógenos, do vinho aos doces, do mel aos licores, do fumeiro aos petiscos tradicionais, como de costume, aliando tradição à inovação, serão um bom motivo de visita ao “coração” do único Parque Nacional.  

Além do concurso de gado, com generosos prémios para distribuir, a diversificada programação inclui seminários educativos sobre apoios ao investimento na agricultura, demonstração de garranos, apanha do poldro, mostras gastronómicas e provas de vinhos. A quinta pedagógica, com contornos amplificados em relação a eventos anteriores, é uma atração suplementar.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

No decurso da feira, realizar-se-á o festival de atividades de natureza, prevendo eventos como trilhos, visitas guiadas, arborismo/slide/escalada/rappel, passeios todo-o-terreno (jipe) e a cavalo, tiro ao alvo, observação de aves em meio natural e demonstrações de pesca (isco artificial e pluma).

De resto, a animação estará a cargo do Festival Folk Caravan, dos ranchos folclóricos e das rusgas populares. De referir que a TVI transmite, domingo, 19, o programa “Somos Portugal” diretamente da Porta do Mezio.

PUB

O certame emparceira a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez, a ARDAL-Porta do Mezio e as juntas de Soajo e Cabana Maior. O Município arcuense aprovou, em reunião de Câmara, apoios de 17 180 euros e de 26 955 euros a favor da Cooperativa e da ARDAL, respetivamente, para financiamento da organização que, em bom rigor, se trata da terceira edição, pois a Junta de Cabana Maior promoveu, em 2014 e 2015, feiras do gado em moldes idênticos. 

 

PUB

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas