Arcos de Valdevez: Apresentado em Ermelo o livro que conta às crianças a história do mosteiro

Autora e ilustrador

No seguimento da obra de reabilitação, conservação e restauro da Igreja de Ermelo, foi apresentado, no passado dia 9 de julho, o livro infantil Ermelo no voo de um pássaro, da autoria de Teresa Guimarães (texto) e António Pinheiro (ilustrações). Trata-se de uma obra editada (mil exemplares) pela Fábrica de Igreja Paroquial de Santa Maria de Ermelo.

No pequeno volume, de 31 páginas, com todos os cuidados gráficos, é lembrada, numa “linguagem simples e bonita”, a história do mosteiro de Ermelo, como a ela se referiu o pároco Belmiro Amorim, o grande artífice do projeto editorial, que está “repleto de dedicação secular”.

A obra, “através dos olhos de um pássaro” e do “fascínio de um menino pelas histórias de Ti Bernardo, recupera e honra os “fazedores do passado” e dá a “conhecer, pelos vestígios, um pouco do mundo que os criou”, diz o sacerdote, interessado em valorizar o conhecimento e o misticismo do mosteiro, que é Monumento Nacional desde 1977.

Rendida à gente, que (quase) encheu a Igreja, e às paisagens idílicas do lugar, Teresa Guimarães, visivelmente tocada pelo momento, falou com o coração. “É muito difícil descrever este sítio, […] é lindo, lindo!”, soltou a estudiosa portuense, que, neste trabalho de “afetos”, produziu um livro para ser “explicado às crianças” (mas, paradoxalmente, em Ermelo, não nasce um bebé há cerca de 25 anos).

Em sintonia, o edil João Manuel Esteves frisou que, ao legar às gerações vindouras “aquilo que somos, a nossa cultura, os nossos valores e a nossa essência”, “ficamos, com este livro, todos mais ricos” e com a “responsabilidade de incutir à numerosa comunidade de emigrantes o sentimento de orgulho pelas raízes”.

Em correlação com o lançamento da obra Ermelo no voo de um pássaro, procedeu-se, depois, à inauguração, na Casa Paroquial, da exposição referente às peças originais (ilustrações em tela) do artista arcuense António Pinheiro, que “pincelou” bonitas imagens acerca do rico património arquitetónico (e paisagístico) que povoa o lugar cheio de história.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A publicação está disponível por 10 euros.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📚  Mais Livros
📌 Mais dos Arcos
Receba as últimas notícias

Assine a nossa Newsletter semanal!

Enviámos-lhe notificações dos artigos recentes