Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Arcos de Valdevez: Apresentado em Ermelo o livro que conta às crianças a história do mosteiro

Autora e ilustrador

No seguimento da obra de reabilitação, conservação e restauro da Igreja de Ermelo, foi apresentado, no passado dia 9 de julho, o livro infantil Ermelo no voo de um pássaro, da autoria de Teresa Guimarães (texto) e António Pinheiro (ilustrações). Trata-se de uma obra editada (mil exemplares) pela Fábrica de Igreja Paroquial de Santa Maria de Ermelo.

No pequeno volume, de 31 páginas, com todos os cuidados gráficos, é lembrada, numa “linguagem simples e bonita”, a história do mosteiro de Ermelo, como a ela se referiu o pároco Belmiro Amorim, o grande artífice do projeto editorial, que está “repleto de dedicação secular”.

A obra, “através dos olhos de um pássaro” e do “fascínio de um menino pelas histórias de Ti Bernardo, recupera e honra os “fazedores do passado” e dá a “conhecer, pelos vestígios, um pouco do mundo que os criou”, diz o sacerdote, interessado em valorizar o conhecimento e o misticismo do mosteiro, que é Monumento Nacional desde 1977.

Rendida à gente, que (quase) encheu a Igreja, e às paisagens idílicas do lugar, Teresa Guimarães, visivelmente tocada pelo momento, falou com o coração. “É muito difícil descrever este sítio, […] é lindo, lindo!”, soltou a estudiosa portuense, que, neste trabalho de “afetos”, produziu um livro para ser “explicado às crianças” (mas, paradoxalmente, em Ermelo, não nasce um bebé há cerca de 25 anos).

PUB

Em sintonia, o edil João Manuel Esteves frisou que, ao legar às gerações vindouras “aquilo que somos, a nossa cultura, os nossos valores e a nossa essência”, “ficamos, com este livro, todos mais ricos” e com a “responsabilidade de incutir à numerosa comunidade de emigrantes o sentimento de orgulho pelas raízes”.

Em correlação com o lançamento da obra Ermelo no voo de um pássaro, procedeu-se, depois, à inauguração, na Casa Paroquial, da exposição referente às peças originais (ilustrações em tela) do artista arcuense António Pinheiro, que “pincelou” bonitas imagens acerca do rico património arquitetónico (e paisagístico) que povoa o lugar cheio de história.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A publicação está disponível por 10 euros.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📚  Mais Livros
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas