Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Banda Musical de Monção dispõe de nova sede

A 25 de Abril, o Município de Monção inaugurou a nova sede da Banda Musical de Monção. Após uma requalificação da antiga estação da CP, aquele agrupamento musical dispõe de novos espaços de ensaio e salas de música. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto monçanense Paulo Gomes. A cerimónia de inauguração foi presidida pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Após a bênção do espaço, a cargo do padre Salvador Fernandes, o autarca socialista entregou a chave do edifício ao presidente da Banda Musical de Monção. “A recuperação deste edifício traduz-se na etapa mais marcante da regeneração urbanística de toda a área envolvente. Processo visível na demolição dos imóveis da Travessa da Cova do Cão e no acesso ao Rosal. O futuro desta zona emblemática à entrada do centro histórico já começou faz tempo e terá continuidade com novas intervenções. O esforço financeiro decorrente da requalificação vai servir para cumprir uma promessa antiga: dar uma sede condigna a uma instituição bicentenária – A Banda Musical de Monção. A referência à sua ancestralidade não é retórica politica. Pelo contrário, é a mais pura das verdades”, referia.

Augusto Domingues explicava o investimento de mais de 300 mil euros e agradecia aos envolvidos. “Nesta requalificação investiram-se cerca de 350 mil euros suportados em 85% pelo “Norte – 04 – 2316 Feder 00030”. Muita gente esteve envolvida nesta concretização. Logo à partida a vereadora das obras e Urbanismo, Conceição soares, os arquitetos Pedro Dinis e José Eduardo, a engenheira Isabel Nascimento, o arquiteto Paulo Gomes, a construtora Limabuild e as empresas Guialmi e Mário Pinto”.

PUB

O presidente da Banda Musical de Monção falava do cumprir de um “sonho” e de “uma aspiração antiga”. João Antunes da Silva lembrava algumas datas desde o lançamento da primeira pedra para a construção da sede. “Há quase 100 anos esta casa era inaugurada como estação de comboios”, dizia. Lembrando que “a cultura musical está profundamente enraizada nesta terra e tem na nossa organização o expoente máximo”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

               

PUB

O ministro da Educação agradecia o motivo para “regressar a casa”. Tiago Brandão Rodrigues, natural de Paredes de Coura, dizia que “esta sede é mais do que uma sede. É um presente que era há muito desejado. Este é um dia de celebração para todos aqueles que vão usufruir desta casa, mas não posso deixar de dar uma palavra para todos aqueles que passaram pela banda”.

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas