Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Viana planta 570 árvores em ambiente urbano

A Câmara Municipal de Viana do Castelo iniciou recentemente um projeto de plantação de cerca de 570 árvores. Este projeto dá preferência a espécies autóctones, como os Carvalhos, Tílias, Choupos, entre outras com características ornamentais.


A arborização urbana é reconhecida como uma das formas mais eficazes e rápidas de combate às emissões de CO2. Nas zonas urbanas densamente povoadas, a concentração de CO2 tem afetado significativamente a qualidade de vida, devido ao aumento do tráfego e das emissões provenientes de áreas residenciais e industriais. A arborização urbana desempenha assim um papel importante na descarbonização, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para o arrefecimento do ambiente.

Uma árvore pode eliminar cerca de 10 kg de CO2 por ano e a temperatura por baixo da copa pode atingir -4º em relação a zonas expostas à luz solar.

Atualmente, na área urbana de Viana do Castelo, existem cerca de 6.500 árvores inventariadas, que juntas absorvem aproximadamente 65.000 kg de CO2 por ano.

PUB

Ao plantar estas árvores em espaços amplos de relva, passeios e outras áreas com défice de vegetação, a autarquia vianense pretende não apenas criar ambientes de lazer agradáveis, mas também espaços de convívio informais onde as famílias possam desfrutar de momentos à sombra das árvores autóctones da região.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas