Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Mês do Mar 2023: Milhares de jovens unem-se numa onda de acção para limpezas costeiras

Praia das Pedras Ruivas em Seixas

As organizações Corpo Nacional de Escutas, Associação de Guias de Portugal, Associação de Escoteiros de Portugal e Associação da Juventude Adventista celebram, a 16 de novembro, Dia Nacional do Mar e avançam com iniciativas ao longo de novembro, Mês do Mar.


Pelo quinto ano consecutivo, o Mês do Mar será celebrado durante todo o mês de novembro, para assinalar o Dia Nacional do Mar, a 16 deste mês, e com dezenas de ações de limpeza de praias, rios e ribeiras.
Este ano, juntam-se a esta iniciativa, que conta com o apoio da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, quatro associações de juventude: o Corpo Nacional de Escutas (CNE), a Associação de Guias de Portugal (AGP), a Associação de Escoteiros de Portugal (AEP) e a Associação Juventude Adventista (AJA).
“Unidos numa onda de ação” é o mote para as novas ações de limpeza que se estendem de Norte a Sul de Portugal continental e às ilhas dos Açores e da Madeira.
Para aderir à iniciativa e informar-se sobre os locais onde irão decorrer estas ações, poderá contactar diretamente os grupos organizadores, através do site da Fundação Oceano Azul.
Iniciativas como o Dia Internacional de Limpeza Costeira e o Mês do Mar são fundamentais para promover a maior consciencialização dos voluntários, em particular das novas gerações e das comunidades locais, para o grave problema do lixo marinho e suas consequências. A Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa apoiam este tipo de iniciativas, visando contribuir para uma mudança de comportamentos e para potenciar a relação dos portugueses com o mar.
Para Flávia Silva, gestora de projetos da Fundação Oceano Azul, “esta iniciativa dá continuidade a um esforço constante para despertar a atenção da sociedade para a problemática do lixo marinho e para a maior proteção do oceano. Os mais novos são centrais para a criação de uma nova geração azul, e o envolvimento e atuação destas organizações são aqui fundamentais”.

O Mês do Mar acontece desde 2019, tendo já envolvido 9281 jovens, que limparam mais de 334 quilómetros e recolheram mais de 42 toneladas de lixo marinho, num total de 280 ações de limpeza. Estes números vão reforçar os contabilizados durante as cinco edições do Dia Internacional de Limpeza Costeira, que já somam mais de 18 mil voluntários, que recolheram mais de 250 toneladas de lixo, em 625 ações.

INFORMAÇÃO SOBRE TODAS AS ATIVIDADES POR REGIÃO

PUB

Mês do Mar 2023

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Sobre a Fundação Oceano Azul

A Fundação Oceano Azul foi criada em 2017, com a motivação de contribuir para um oceano mais saudável e produtivo. Sob o mote “From the ocean’s point of view”, a Fundação trabalha três conceitos: blue generation, blue natural capital e blue network. Com uma abordagem assente na ciência, o modelo de mudança da Fundação Oceano Azul integra estes conceitos nos projetos que desenvolve em diferentes áreas como literacia, conservação, pesca sustentável, campanhas de sensibilização, economia azul e capacitação, nomeadamente trabalhando com governos, fundações e organizações da sociedade civil, ONU e UE, para fazer avançar a agenda internacional dedicada ao oceano. Mais informação em oceanoazulfoundation.org

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas