Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Centro de Estudos Regionais promoveu conferência sobre a arte medieval no Alto Minho

Matos Reis

Ontem, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17.00 horas, António Matos Reis apresentou uma comunicação sobre a arte medieval no Alto Minho, integrada no Ciclo de Estudos “Arte, da criação à fruição”, promovido pelo Centro de Estudos Regionais.

 

António Matos Reis, natural de Fornelos (Ponte de Lima), é doutor em História, pela Universidade do Porto, com a tese intitulada “Os Concelhos na Primeira Dinastia à luz dos forais e de outros documentos da Chancelaria Régia”. Fez, na Università Internazionale del’Arte, em Florença, os cursos de Museologia e de Estudos Especiais de Crítica de Arte. Tem exercido várias actividades e funções, entre as quais se contam as de docente de História, no ensino oficial, as de Conservador e Director do Museu Municipal de Viana do Castelo, e as de Director do Departamento de Desenvolvimento Económico, Social e Cultural, na Câmara Municipal de Viana do Castelo. Actualmente trabalha como investigador independente, integrado no C.E.P.E.S.E. (Projecto “Sociedade Medieval Portuguesa”). Tem cerca de duas centenas de trabalhos publicados, entre os quais se destacam os livros seguintes: Origens dos Municípios Portugueses (com duas edições, 1991 e 2002), O Foral de Valença (1996), A Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima no passado e no presente (1997), Entre o sucesso e desgraça – Pero do Campo Tourinho, fundador de Porto Seguro (2000), Ponte de Lima no Tempo e no Espaço (2000); A Louça de Viana (2003), História dos Municípios 1055-1385 (2007), que lhe mereceu o Prémio Nacional de História Medieval “Almeida Fernandes” no ano de 2008; Foral Manuelino de Viana da Foz do Lima (2012) e Foral Manuelino de Valença (2013).

O Ciclo de Estudos “Arte, da criação à fruição” é promovido pelo Centro de Estudos Regionais, no âmbito das actividades da sua Academia Sénior, e desenvolve-se até finais de Junho, incluindo conferências, visitas de estudo e exposições.   

PUB

Por outro lado, encontra-se patente nas instalações do Centro de Estudos Regionais, situadas no Largo do Instituto Histórico do Minho, junto à Sé Catedral de Viana do Castelo, uma exposição de fotografia organizada pelo Clube de Fotografia da Academia Sénior do Centro de Estudos Regionais.    

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas