Chamada de artigos para a Revista Estudos Regionais e Conferência sobre a Saúde no Alto Minho

O Centro de Estudos Regionais publicará, no final do segundo semestre de  2023, o 17º volume (2ª série), da revista Estudos Regionais. Convidam-se os  interessados em publicar a remeter um resumo do artigo ou proposta de  recensão até ao dia 25 de fevereiro de 2023. 

Aceitam-se propostas de estudos, ensaios, notas de investigação, recensões  e leituras que sejam inéditos e se enquadrem no domínio das ciências  sociais e humanas, sendo dada preferência a temas relacionados com a  região do noroeste de Portugal. Os autores devem enviar um resumo até  15 linhas (150 palavras), que se refira ao objeto de estudo, enfoque teórico 

e às fontes ou sustentação empírica, acompanhado de 3 a 4 palavras-chave,  para estudosregionais@sapo.pt.  

A comunicação da aceitação dos artigos propostos ocorrerá até ao dia 20 de março de 2023, após apreciação pela Equipa Redatorial e Coordenação  Científica. O envio do texto completo, pelo(s) autor(es), deve acontecer até  ao dia 5 de maio. Os artigos poderão ser escritos em português, em galego  e castelhano. Todos os artigos serão sujeitos a avaliação independente de  pelo menos dois especialistas, sob condições de anonimato. 

As normas para os autores estão disponíveis no website do CER (https://cer.pt/revista-estudos-regionais/normas-para-os-autores/) e  publicadas nas páginas 261-262, da edição de 2022.  

 

Ciclo de Estudos “O que é a saúde?”

Conferência sobre a história da saúde no distrito de Viana do Castelo 

 

No próximo dia 26 de janeiro, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17.00 horas, tem lugar a conferência intitulada “Contributos para a história da saúde do distrito de Viana do Castelo (de meados do século XIX às primeiras décadas do século XX)”, por Alexandra Esteves, realizada no âmbito do Ciclo de Estudos “O que é a saúde?”, iniciativa do Centro de Estudos Regionais.

A conferência de Alexandra Esteves inaugura o programa da 12ª edição do Ciclo de Estudos, composto por um conjunto de comunicações em torno do tema “O que é a saúde?”. Até junho, diversos académicos, investigadores e especialistas abordarão o assunto sob o ponto de vista da antropologia, história, enfermagem, farmacêutica, medicina, entre outras áreas disciplinares. O programa será complementado com visitas culturais e outras atividades paralelas.

Alexandra Esteves é doutorada em História Contemporânea e professora auxiliar com agregação do Departamento de História da Universidade do Minho, na qual também exerce as funções de diretora do Mestrado em Património Cultural e de vice-presidente para a Investigação do Instituto de Ciências Sociais. É, ainda, investigadora integrada do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, onde coordena o grupo Lands, e investigadora colaboradora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa. Nos últimos anos, a sua atividade investigativa tem incidido sobre matérias que se inserem nas áreas da História Social (saúde, doença, assistência, marginalidade, violência, prisões), e da História do Turismo, incluindo questões relacionadas com o lazer e as sociabilidades, entre os séculos XVIII e XX.

A entrada é livre.

  Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Viana

Amorzito - a maior comunidade de encontros, relacionamento e namoro na língua portuguesa