Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Chumbada proposta do PSD para criação de uma unidade móvel de cuidados primários de saúde em Ponte de Lima

Manuel Barros, Vereador do PPD/PSD limiano, apresentou em reunião da Câmara Municipal, uma proposta de criação de uma unidade móvel de cuidados primários de saúde, mas a mesma acabou chumbada com 5 votos contra CDS, 1 voto a favor do PSD e 1 abstenção MOV51.

 

“Como é do conhecimento geral a população do concelho de Ponte de Lima tende para o envelhecimento. O índice de natalidade é inferior ao índice de mortalidade, um fenómeno que se passa um pouco por todos os concelhos do país, sendo mais significativo nas regiões do interior com níveis inferiores de acessibilidades”, adiantou o social democrata que é o cabeça de lista à CM.

“O concelho de Ponte de Lima, apesar de ter uma cobertura positiva em matéria de Centros Paroquiais e Sociais, pelas suas caraterísticas territoriais, as respostas não conseguem suprir as necessidades. Do levantamento efetuado pelos serviços da Guarda Nacional Republicana o nosso concelho apresenta um número elevado de idosos isolados e sem respostas sociais”.

PUB

Segundo Manuel Barros, “verifica-se que, num caso ou noutro, o serviço de apoio domiciliário dos Centros Sociais ainda consegue responder em matéria de condições alimentares e de higiene pessoal. Porém a maior lacuna que se sente para este nível de isolamento tem a ver com a satisfação dos cuidados primários de saúde”.

O vereador assegura que “se indicarmos como exemplo a freguesia de Vilar do Monte, devemos concluir que o acesso aos serviços de saúde, de pessoas idosas e com dificuldades de mobilidade é altamente deficiente ou quase inexistente. Esta freguesia é apenas exemplificativa do que acontece com os lugares de Vacariça e S. Mamede, em Refóios do Lima, com Lastral, em Calheiros, com Cerquido, em Estorãos, com Vila Chã, em Beiral, com a Quinta do Monte, na Correlhã, com freguesia da Boalhosa, com a freguesia de Rendufe, com a freguesia de Labrujó e porventura outros lugares ou freguesias mais recônditas da sede do concelho”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

“Para estas populações existe a absoluta necessidade de prestação de cuidados de saúde primários em proximidade, diminuindo o isolamento social e atenuando as situações de fragilidade e vulnerabilidade”, pelo que “no sentido de promoção da igualdade e de melhoria da qualidade de vida destes lugares e freguesias proponho: Que seja promovida uma parceria entre a Administração Regional de Saúde e a Câmara Municipal de Ponte de Lima de modo a colocar-se em funcionamento, no imediato, uma UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE E APOIO SOCIAL, dotada de recursos humanos e materiais para prestar cuidados de saúde, de tratamento, de reabilitação e apoio social”.

PUB

PSD quer Abreu Lima na toponímia limiana

O PSD, ainda através do seu vereador, Manuel Barros, propôs na reunião da autarquia que o nome do primeiro presidente da Câmara de Ponte de Lima, eleito em democracia, João Abreu Lima, passasse a constar da toponímia da vila de Ponte de Lima.

 PROPOSTA

PUB

 PONTE DE LIMA, UMA VILA A PROTEGER E A REABILITAR

Com este título nasceu uma publicação, hoje tão atual como outrora, que se deve à ação de um homem que encarou a sua função como uma oportunidade de oferecer a Ponte de Lima, linhas programáticas que garantissem um futuro enquadrado na herança cultural da urbe. Aos desmandos que levaram a que Ponte de Lima, perdesse de forma irreversível muitos dos seus valores patrimoniais e arquitetónicos respondeu com uma visão de planeamento assente na proteção e valorização patrimonial do território.

Este homem, caso estivesse entre nós, em 4 de Julho deste ano faria 95 anos de idade. É uma pessoa que foi devotada a Ponte de Lima. Definiu uma política de desenvolvimento, fundamentada na preservação patrimonial e na criação de infraestruturas.

Da sua ação nasceram novos instrumentos de ordenamento do território, novas iniciativas culturais e sociais. Foi o maior dinamizador do Arquivo Municipal, tendo a suma inteligência de chamar José Rosa Araújo para a sua instalação. Essa perspicácia, tendo sempre presente os superiores interesses de Ponte de Lima, levou-o a apelar à saudosa Maria Laura Achemann para o ajudar na dinamização turística do concelho.

PUB

Foi deputado à Assembleia da República em quatro legislaturas e foi o primeiro Presidente da Câmara de Ponte de Lima, eleito após o 25 de Abril. Para testemunhar a sua grandeza de caráter e o respeito e admiração que soube conquistar basta dizer que todas as deliberações emanadas das reuniões de Câmara, durante a sua presidência, foram subscritas por unanimidade. Como homem tinha uma dimensão ajustada aos valores que perfilhava, porventura consentâneos com uma vida social profundamente humana.

Chama-se João Abreu Lima.

Assim, proponho e recomendo à Câmara Municipal que o dia 4 de Julho de 2017 seja preenchido com um programa de homenagem ao Dr. João Abreu Lima, devendo ser nomeada uma Comissão para o efeito e que o seu nome passe a constar da toponímia da vila de Ponte de Lima.

Ponte de Lima, 27 de fevereiro de 2017

O Vereador do PPD/PSD,

(Manuel Barros)

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas