Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Consultório de Saúde (Médico Dr. Tiago Araújo)

tiago

Quais são os sintomas e causas da angina de peito?

(Pergunta enviada via e-mail por Alice Neto, Viana do Castelo)

Dr. Tiago Araújo

A angina de peito aparece com o esforço ou emoção forte, persiste por alguns minutos, e desaparece com o repouso. Normalmente é uma sensação de opressão precordial intensa e grave, com desconforto abaixo do externo que  pode irradiar-se para o ombro esquerdo e face interna do braço esquerdo.

PUB

A causa da angina de peito é porque existe uma necessidade miocárdica de O2 que  é determinada  pela frequência cardíaca, tensão sistólica e contratilidade da parede do coração. Se existir uma obstrução da artéria coronária, vai  desencadear uma angina de peito que normalmente ocorre durante esforço e que é aliviada com o repouso. A obstrução é causada por  aterosclerose, espasmo de artéria coronária ou um embolo. A trombose coronariana aguda pode provocar angina e se a obstrução for grande pode provocar enfarte do miocárdio.

Pode ser despertada   angina de peito pelo esforço físico, mas também o esforço cardíaco pode ser aumentado por doenças como hipertensão, insuficiência cardíaca e estenose aórticas , e pode levar a uma diminuição da perfusão miocárdica pelo aumento da massa miocárdica.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O diagnóstico é realizado através dos  sintomas típico referidos, ECG, teste de stresse com ECG, angiografia coronariana  ou teste de stresse positivo.

Medicamentos

Os objetivos é o alívio dos sintomas agudos e a prevenção ou redução da isquemia. A nitroglicerina é um relaxante do músculo liso, vasodilatador potente , usa-se nitroglicerina sublingual para episódio agudo. O alívio substancial da dor ocorre em 1,5 a 5 minutos. Os pacientes devem andar com os comprimidos de nitroglicerina para usar imediatamente no início do episódio de angina. Na prevenção de isquemia, todos os pacientes diagnosticados com doença coronária aguda devem tomar antiplaquetária diariamente que inibe a agregação plaquetária. O ácido acetilsalicílico liga-se irreversivelmente às plaquetas e inibe a cicloxigenase e a agregação plaquetária, o Clopidogrel bloqueia a agregação plaquetária induzida por adenosina difosfato. Os betabloqueadores bloqueiam a estimulação simpática do coração e reduzem PA sistólica, FC, contratilidade e DC, acarretando menor necessidade miocárdica de O2 e maior tolerância ao esforço. Os bloqueadores dos canais de cálcio  são usados se os sintomas persistirem, e  são também particularmente úteis se coexistir hipertensão ou espasmo coronariano.

PUB

Prognóstico

A evolução da doença para  angina instável, enfarte do miocárdio e morte súbita . A taxa de mortalidade anual é de cerca de 1,4%. O prognóstico agrava com o avanço da idade.

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas