Em destaque ‘Vidas Suspensas’ da autora Rosa Maria Santos

shirley_cavalcante_perfil.jpg

Shirley Cavalcante

Jornalista / Editora de Lusofonia

 

Rosa Maria Santos, nasceu em S. Martinho de Dume, Braga, mas a vida levou-a a fixar residência em Sines.

O cuidado dos seus filhos levou a que tivesse de abandonar o trabalho ativo no exterior. Foi aí que sentiu necessidade de se dedicar à escrita, sobretudo à poesia. A condição de mãe levou-a a enveredar por um sentido criativo de «invenção» de histórias que ia contando aos filhos e que mais tarde iria desenvolver. Respondeu a diversos convites, cujos trabalhos receberam relevantes distinções nacionais e estrangeiras. Em julho de 2018, publicou o seu livro de poesia Rosa jasmim. Posteriormente, começou a publicar livros em formato e-book. Conta já com algumas dezenas de livros publicados na sua biblioteca virtual, em temáticas distintas: poesia, contos infantojuvenis ou juvenis.

 

Participou em diversas coletâneas de Poesia, portuguesas, italianas e brasileiras, tendo sido distinguida algumas vezes:

. 2º Prémio de Poeti Internazionali. Poema Rosa de Saron Itália;  Maio 2017.

. 3º Prémio de Poeti Internazional – Itália. Com o poema “Violino”;  5° Biennale del Festival Internazionale Delle Emozioni, Itália  –  Maio 2019.

. Prémio d’Onore Concurso de Premio Letterario Internazionale di Poesia “Gocce di Memoria“, Itália, Junho 2019 con la poesia Sfera di cristallo (Bola de Cristal).

. Concorso “Il Meleto di Guido Gozzano” Sezione Autori di lingua straniera – ATTESTATO DI MERITO, settembre 2019 com la poesia Assenza (Ausência). Itália,

. Concorso di Poesia Internazionale ” Gocce di Memoria” VI edizione Menzione d’onore con la poesie “Il mio quadro” – (Meu quadro). Itália julho 2020.

. 2.ª Classificada no Prémio Poeti Edizione del Concorso Internazionale di Poesia Esteri “Ouve” (Ascolta) dezembro 2020. Menzione di Merito de poeti Internazionali 11ª. Edizione del Concorso Internazionale di Racconti “Esmeralda” dezembro 2020.

 

Boa leitura!

 

Rosa Maria Santos, é um prazer contarmos com a sua participação na Divulga Escritor: Revista Literária da Lusofonia. Conte-nos, em que momento pensou em escrever “Vidas Suspensas”?

Rosa Santos – O romance Vidas Suspensas foi escrito para um projecto muito aliciante para que fui convidada. Tinha 20 dias para o escrever e, com muito empenho e diligência, depois de algumas noites de vigília, apareceu.

 Como foi o processo de escrita, para construção do romance?

Rosa Santos – O processo de escrita não foi complicado. Olhamos ao nosso redor o sorriso de uma avó carinhosa, a vida que gira em corropio e logo a imaginação se expande e engendra quase que espontâneamente o enredo que vai fluindo até que surge a obra. Espero que os leitores gostem de ler Vidas Suspensas.

Apresente-nos a obra.

Sinopse

Rosalinda, uma profissional de medicina interna, labora num dos hospitais da cidade.

No seu lar mantém um relacionamento complicado com Luís Paulo, como ela, médico, que lhe presta apoio num período difícil da sua vida – a morte dos seus pais num trágico acidente de viação. Luís Paulo é simpático, atencioso. Mas, de um momento para o outro, tudo se desmorona. O carinho demonstrado por ele transforma-se gradualmente num infernal clima que lentamente se vai tornando insuportável: agressões verbais, violência física e uma vida de todo indesejada. Quando chega o almejado período de férias, Rosalinda refugia-se na sua pequenina casa lá na aldeia, uma herança da avó Francisca e que fora o lugar onde passou uma infância muito feliz. As recordações da avó, dos pais, dos tios e primos, que não via há muito tempo, serão constantes. Agora, restavam a Ti’ Maria e o Ti’ Lucas, os “pais” que a acolharam e cuidaram com tanto carinho após a morte dos seus progenitores.

Na pacata aldeia, riscada do mapa, reencontra o primo Júlio, filho dos pais adotivos. É junto dele que depois de muitas peripécias e aventuras encontra, por fim, o amor da sua vida.

 O que mais a atrai nesta obra literária?

Rosa Santos – Não tenho partes que me atraiem especialmente, todo o enredo é apelativo e nos leva a querer “começar” pelo fim.

Onde podemos adquirir o seu livro?

Rosa Santos – O livro pode ser encontrado no site da Editora Cordel D’ Prata, na Wook e na Fnac Online, mas podem também contactar-me pessoalmente através de mensagem privada no facebook.

Vai ter o evento de lançamento, já sabe data, local?

Rosa Santos – Vidas Suspensas encontra-se já em alguns pontos de venda, desde três de janeiro. Oportunamente, a Editora Cordel D’Prata entrará em contacto comigo para realização de um evento de apresentação. Devido ao tempo conturbado que todos nós estamos a passar com o Covid 19, ainda não foi possível agendar uma data.

Além de “Vidas Suspensas” você tem outros livros publicados, como podemos ter acesso ao acervo?

Rosa Santos – Edições em Papel:

. Rosa Jasmim (poesia), Capa do Mestre Adelino Ângelo – julho 2018.

. Vidas Suspensas, janeiro 2022

. Tenho mais de noventa e-books de contos e poesia publicados na minha Biblioteca na plataforma do ISSUU.

Quais os seus próximos projetos literários?

Rosa Santos – Tenho em mente publicar diversas coleções de histórias infantojuvenis, parcialmente já escritas:

. «Histórias da Bolachinha»

. «As Aventuras de Maria Laura»

. «As Aventuras do Ratinho Samir»

Em preparação, tenho também um novo livro de Poesia e, quem sabe, um novo romance.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Rosa Maria Santos. Agradecemos sua participação na Divulga Escritor: Revista Literária da Lusofonia. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Rosa Santos – Quero deixar uma mensagem de incentivo a todos aqueles que amam a escrita para que não desistam de expressar os seus sentimentos, seja em grupos literários, em edições em papel ou publicações em e-book, que o façam sem receios. Será esse o caminho que levará a toda a gente a mensagem que têm para deixar aos vindouros, deixar gravada a pegada da sua peregrinação na vida, a oportunidade de deixar registado o seu nome nos anais do mundo literário. Bem hajam por essa ousadia.

 

Conhecer trabalhos da autora acesse:

Biblioteca Ebook: https://issuu.com/rosammrs

Blog: https://romyflor.blogspot.com/p/blog-page.html

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.

Contato: smccomunicacao@hotmail.com

  Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
jornalista.manso.preto@gmail.com
  Partilhar este artigo

Amorzito - a maior comunidade de encontros, relacionamento e namoro na língua portuguesa